A partir desta quinta-feira (10/05), a cidade de Sobral conta com um espaço exclusivo para realização das atividades da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O espaço, inaugurado hoje, localiza-se à Rua Coronel Rangel, 301, Centro. Fizeram parte da mesa solene, o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Manuel Pinheiro, o coordenador da ESMP/Sobral, promotor de Justiça Alexandre Moreira, e o coordenador do CAOPEL, promotor de Justiça Emmanuel Girão.
O gestor da Escola Superior aproveitou a ocasião para despedir-se do cargo de diretor-geral da ESMP e anunciou que assumirá a coordenação de Políticas Criminais do MPCE. “Assumo esta coordenação no momento em que a sociedade mais cobra eficiência nas ações de combate ao crime. Vamos unir forças às instituições que compõem o Sistema de Justiça dando uma atenção especial às ameaças mais graves das organizações criminosas”, disse Manuel Pinheiro. Ele destacou, ainda, algumas conquistas da Escola Superior, como a retomada das pós-graduações, a realização de grandes eventos, a criação do 1º Programa de Capacitação para servidores do MPCE, dentre diversas outras.
O procurador-geral fez referência às últimas inovações implementadas na gestão do Ministério Público cearense, com destaque para a área da tecnologia. Uma delas foi utilizada durante a solenidade: todo o evento foi transmitido para a sede da ESMP, em Fortaleza, através do Skype For Bussiness, uma funcionalidade do Office 365. “Muitos desafios foram perseguidos e alcançados pelo MPCE nos últimos anos. Esperamos que, no mês de Junho, toda a área-meio esteja utilizando o novo Sistema ERP, que é sistema único para todos os procedimentos que precisamos executar, e já estamos trabalhando para digitalizar os processos em todo o Estado”, informou Plácido Rios.
Após as falas de abertura, o coordenador do CAOPEL ministrou palestra sobre as inovações na Legislação Eleitoral e a atuação do Ministério Público nas eleições de 2018. A nova estrutura ficará à disposição dos membros e servidores da instituição para sediar reuniões, audiências públicas e cursos para profissionais e estudantes. Também estiveram presentes na inauguração, os promotores de Justiça Haley Filho, Régio Lima, Raimundo de Souza e André Clark e representantes do setor acadêmico da região.