O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da promotora de justiça Antônia Lima, titular da 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fortaleza com atribuição na Defesa da Infância e Juventude, realizou, nesta segunda-feira (13), inspeção virtual ao Conselho Tutelar VII, localizado no bairro Monte Castelo. As inspeções aos colegiados de Conselhos Tutelares acontecem, virtualmente, em razão do isolamento social, provocado pela pandemia do Novo Coronavírus e têm o objetivo de acompanhar o trabalho dos conselheiros tutelares no âmbito da tutela coletiva.
As inspeções virtuais aos colegiados de Conselhos Tutelares iniciaram-se, na semana passada, com quatro visitas (aos Conselhos Tutelares II, III, V e VI) e continuam na próxima terça-feira (14), ao Conselho Tutelar VIII, finalizando na quinta-feira (16), Conselho Tutelar I. Além de inspecionar a metodologia de trabalho, a formação permanente e as dificuldades sentidas pelos conselheiros tutelares para a realização do trabalho de proteção social infantojuvenil, as visitas também examinam e buscam saber quais as necessidades deles em relação à estrutura física, de pessoal e material.
O Conselho Tutelar IV havia sido visitado, presencialmente, antes da pandemia. Após as visitas serão expedidas Recomendações aos Colegiados da Capital, visando ajustar as normativas federal e municipais no que diz respeito à atuação dos referidos Conselhos Tutelares.