Membros e servidores da 8ª e da 9ª Unidades Regionais do Ministério Público do Estado do Ceará participaram, nesta quinta-feira (22/08), de um evento imersivo sobre o uso de novas tecnologias no dia a dia de trabalho. A 4ª edição do Smart MP, que ocorreu no auditório do Neblina Park Hotel, em Ubajara, ainda proporcionou aos participantes um mergulho nas ferramentas de inteligência artificial que têm por objetivo melhorar o serviço prestado pelo MP do Ceará à sociedade cearense.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou que a transformação digital pela qual passa o MP cearense não envolve apenas tecnologia, mas também todos aqueles que trabalham na instituição. “A participação de vocês nesse processo é fundamental para que o Ministério Público se torne mais resolutivo, acessível e ágil, permitindo que possamos entregar um serviço melhor para a sociedade”, acrescentou. O PGJ ainda pontuou que o aumento da satisfação dos cidadãos com o trabalho desempenhado pela instituição vai ser o principal indicativo de que o MP do Ceará está sendo eficiente em sua jornada de transformação digital.
Palestras
A secretária de Planejamento e Modernização Administrativa (Seplan) do MP do Ceará, Ticiana Sampaio, e o assessor para Transformação Digital da instituição, Dilthey Forte, apresentaram o Copilot e o Microsoft Stream, ferramentas de inteligência artificial que buscam auxiliar membros e servidores a realizar tarefas de uso corriqueiro.
Na sequência, Wallace Oliveira, especialista de IA da EloGroup, traçou um histórico dos avanços na área e o que esperar dessa tecnologia no futuro.
O PGJ e a secretária da Seplan ainda fizeram um balanço das entregas de funcionalidades já disponíveis no Portal de Serviços Digitais do MP do Ceará. Ferramentas tecnológicas em fase de implantação também foram citadas, caso do robô assistente que deve auxiliar os promotores eleitorais na tomada de decisão.