PGJ debate articulação nacional junto ao Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará 


O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou, hoje (30/10), da quarta reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante a reunião, o colegiado discutiu estratégias e ações que serão levadas, pelo governador Elmano de Freitas, ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e demais governadores do Brasil, em debate sobre o novo plano da segurança pública nacional, que acontecerá nesta quinta-feira (31/10). 

O PGJ defendeu o fortalecimento da atuação integrada entre Ministério Público e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol da segurança pública e da justiça social. “O Ceará, inclusive, tem experiências exitosas de atuação integrada, como o CIRA – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e a Ficco – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no estado. Além disso, acredito que devemos fazer uso eficiente de inteligência e tecnologia para tomada de decisões e para a elaboração coletiva de ações concretas”, ressaltou Haley Carvalho.  

O debate entre os presentes se estendeu à necessidade por recursos humanos e financeiros para acelerar o combate ao crime no Ceará e no Brasil. E, ao final da reunião, o governador Elmano de Freitas, reforçou, ainda, a demanda de se construir “uma ambiência de colaboração entre as instituições que fazem a segurança pública do país, superando uma situação, que ainda existe, de desconfiança entre órgãos dessa área e fortalecendo o nosso trabalho em comum”, finalizou. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br