As duas torres de 7 andares contam com 330 ambientes, entre gabinetes para os promotores de Justiça, auditórios, salas de reuniões/audiências, espaço multiuso e restaurante do Sesc.
A partir de agora, várias unidades do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em Fortaleza estão concentradas num único prédio, facilitando o acesso e o atendimento da população. A sede abriga todas as Promotorias de Justiça da capital, os Centros de Apoio Operacional, os Órgãos de Investigação (GAECO, GAESF, GECOC e NUINC), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e os Núcleos Técnicos e Especializados.
O prédio está situado na Rua Maria Alice Ferraz, n° 120, bairro Luciano Cavalcante. A localização é estratégica, pois encontra-se em torno de outros órgãos do Sistema de Justiça, como o Fórum Clóvis Beviláqua, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral.
As duas torres de 7 andares contam com 330 ambientes, entre gabinetes para os promotores de Justiça, auditórios, salas de reuniões/audiências, espaço multiuso e restaurante do Sesc.
A estrutura também é acessível, disponibilizando mapas táteis em todos os andares, piso podotátil nas proximidades de obstáculos e na saída de elevadores e escadas, além de sinalização de degraus e portas e corrimãos com comunicação em braile.
Com a ida para uma única sede, as unidades do MPCE saíram de 14 prédios alugados e cedidos, distribuídos pela cidade. Mais de mil pessoas, entre membros, servidores, terceirizados e estagiários, trabalham no local. O prédio também levou em conta aspectos ambientais.
O terreno onde a obra foi erguida era ocupado por um campo de futebol, que foi transferido para as proximidades com a construção de uma Areninha pela Prefeitura de Fortaleza. No entorno, a área verde foi preservada e transformada no Microparque Urbano Maria Alice Ferraz, a pedido do Ministério Público. Uma praça com equipamentos de lazer e esporte está sendo construída pelo Município para levar ainda mais benefícios à população.
Em Fortaleza, um sonho de muitas gerações se realiza com a entrega da sede das Promotorias de Justiça da Capital. O prédio de 15 mil m² abriga quase 200 Promotorias de Justiça e também as sedes dos Centros de Apoio Operacional, do Decon, dos Órgãos de Investigação, dos Núcleos Técnicos e Especializados, da Escola Superior do Ministério Público e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.
Para marcar a importância desta conquista, lançamos a exposição “Edificando Memórias”, com fotos e depoimentos de trabalhadores da obra, de membros e servidores que atuaram para concretizar este sonho e dos integrantes do MP que vão ter a satisfação de trabalhar no novo prédio.
" Entre a realidade e a metáfora, este prédio é feito de CONCRETO e de SONHOS. Ele é o sonho de gerações e gerações de promotores e servidores que se tornou concreto com o suor do trabalho operário. E nele agora nos cabe trabalhar, como bons operários do Direito, para concretizar os sonhos de justiça, de paz, de inclusão e de igualdade de milhões de cearenses."
Manuel Pinheiro - Procurador-Geral de Justiça
"Fui contratado no início da obra, ainda na fase de fundações. Deu trabalho no começo, pois começamos a obra na quadra chuvosa. Participei de toda a instalação elétrica do prédio e estou bastante contente por fazer parte de mais um projeto que vai atender a população de Fortaleza. Trabalhei na obra do Tribunal Regional do Trabalho e agora estou entregando o prédio que vai reunir todas as Promotorias de Justiça de Fortaleza."
Cleanton Nascimento - Eletricista
"Antes do início do projeto, eu tinha pouco conhecimento sobre o papel do Ministério Público. Depois de acompanhar as visitas dos membros e servidores durante a construção, acabei conhecendo mais a importância do MP. Sou grato pela oportunidade de estagiar nesse projeto. Além de ter sido uma grande aprendizagem para minha formação, se um dia eu precisar lutar pelos meus direitos ou precisar fazer alguma denúncia, já sei aonde posso ir. "
Ravilo Campos - Estagiário de Engenharia Civil
Fico feliz em saber que o prédio que ajudei a construir vai servir para toda a população de Fortaleza. Isso é muito gratificante. Esse projeto foi muito marcante pra mim também, pois tive um reconhecimento profissional durante a obra. Fui contratado como servente e estou entregando a obra como montador. Posso dizer que não foi só o prédio ou a instituição que cresceu com essa obra, eu também cresci. 
Jarbas Gomes - Montador
"Houve período em que chegamos a ter 40 caminhões de concreto por dia aqui no canteiro da obra. Foram momentos bem intensos que exigiram bastante atenção. Apesar dos desafios, este projeto foi de grande importância para todos os envolvidos, pois entendemos a função que o Ministério Público desempenha. Entregamos o prédio com um sentimento de dever cumprido, não apenas em relação ao MPCE, mas também para toda a população de Fortaleza."
Roberta Santos - Auxiliar de Engenharia
"A entrega dessa nova instalação do MPCE em Fortaleza é muito gratificante, não apenas para mim, como servidora, mas também para todos os mais de 350 colaboradores que trabalham comigo na área de apoio aos demais membros e servidores. Do ponto de vista da logística, poderemos atender a todos com muito mais agilidade, já que antes as unidades estavam espalhadas em dez sedes diferentes. Temos a consciência de que essa entrega representa uma grande melhoria para a população de Fortaleza."
Raquel de Sousa Santos - Gerente de Apoio e Logística / SEAD
"A necessidade de infraestrutura é uma demanda desde o nascimento do Ministério Público do Estado do Ceará. Durante muito tempo, as condições físicas eram acanhadas para importância da instituição e para o povo cearense. O árduo percurso de aprimoramento da estrutura do MPCE, iniciado em 2016, alcança um capítulo completamente novo. A inauguração da sede das Promotorias de Fortaleza, construída especificamente para atender as crescentes necessidades e proporcionar um serviço de excelência à população de Fortaleza, marca um passo significativo no fortalecimento da identidade do MPCE como defensor dos direitos fundamentais de todos e todas"
Dr. Nelson Gesteira - Coord. Programa de Investimentos em Infraestrutura e Promotor de Justiça
"Por se tratar de um projeto amplo e inovador, necessitou de um esforço conjunto de diversos setores para que os procedimentos licitatórios pudessem ser finalizados com êxito e dentro dos prazos estimados pela Administração Superior. Entendo que a reunião de todas as Promotorias de Justiça atuantes em Fortaleza em um único local facilitará o acesso da população, que é o principal beneficiário das melhorias buscadas pela Instituição. Colaborar com as demandas que impactam positivamente na vida da população deve ser sempre o ponto de maior satisfação do servidor público"
Samantha Medeiros - Secretária de Aquisições e Contratos
"O prédio das Promotorias de Justiça de Fortaleza representa a entrega mais emblemática em termos de área construída, complexidade técnica e investimento financeiro. É extremamente gratificante poder contribuir com a estruturação e com a sustentabilidade administrativa, técnica e operacional de uma área que congrega tantas atividades. Os desafios deste projeto têm fortalecido e continuam fortalecendo a equipe da Secretária de Administração. No entanto, é importante destacar que eles não teriam sido superados sem colaboração das demais Secretarias e Assessorias da Procuradoria Geral de Justiça"
Edson Nascimento Donato - Secretário de Administração
"Como trabalhamos com um público muito variado, ter um espaço que considere a questão da acessibilidade, do acesso à informação e a segurança representa um grande avanço na prestação de serviços à sociedade cearense. Além disso, a concentração das atividades do MPCE da Capital acarretará uma maior integração entre todos os servidores, membros e colaboradores"
Nairim Chaves - Analista Ministerial - CAOSAÚDE
"Desde os primórdios institucionais, o Ministério Público do Estado do Ceará passou por diversas mudanças. Um dos marcos históricos foi a construção da nova sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza. Agora temos condições de desempenhar nossa função de servir a comunidade da capital da melhor maneira possível. Além disso, é uma sede que proporciona um ambiente de trabalho acolhedor e unificador. Estou extremamente satisfeito por fazer parte deste momento histórico do MPCE"
Dr. Sérgio Louchard - Promotor de Justiça de Fortaleza
Manuel Pinheiro Freitas - Procurador-Geral de Justiça do Ceará
Pedro Casimiro Campos de Oliveira - Corregedor-geral
Hugo José Lucena de Mendonça - Secretário-Geral
Loraine Jacob Molina - Ouvidora-Geral
José Reginaldo Aguiar - Secretário de Comunicação
Aline Silva Lima - Chefe do Departamento de Memória Institucional e Cultura
Lucas Rodrigues Pinheiro
Diene Silva dos Anjos
Laís Delfino Nogueira
Alessandro Linhares
Museu da Fotografia
Construtora Porto
Os Centros de Apoio Operacional são Órgãos Auxiliares da atividade funcional do Ministério Público, competindo-lhes estimular a integração e o intercâmbio entre os órgãos de execução que atuem na mesma área de atividade e que tenham atribuições comuns; remeter informações técnico-jurídicas, sem caráter vinculativo, aos órgão ligados à sua atividade; estabelecer intercâmbio permanente com entidades ou órgão públicos ou privados que atuem em áreas afins, para obtenção de elementos técnicos especializados necessários ao desempenho de suas funções; remeter, anualmente, ao Procurador-Geral de Justiça, relatório das atividades do Ministério Público, relativas às suas atribuições; exercer outras funções compatíveis com suas finalidades, vedado o exercício de qualquer atividade de órgão de execução, bem como a expedição de atos normativos a estes dirigidos.
O Ministério Público do Ceará possui os seguintes Centros de Apoio Operacional:
Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Caocrim)
O Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Caocrim) é um órgão auxiliar do Ministério Público do Ceará tendo atividade funcional na área criminal. Foi instituído por meio do Provimento PGJ N° 20, de 02 de dezembro de 1997, relacionando-se, à época, apenas ao Controle Externo da Atividade Policial, tendo sido redimensionado pelos Provimentos 25/2006, 70/2008 e, finalmente 024/2015/PGJ/CE, que deram ao Centro de Apoio a atual formatação. A área de atuação do Caocrim perpassa por todas as searas de abrangência criminal, a saber Júri, Juizados Especiais Criminais, Violência Doméstica, Crime Organizado, Crimes contra a Ordem Tributária, Execução Penal, Tráfico de Drogas, Justiça Militar, além do Controle Externo da Atividade Policial e da criminalidade não abrangida pelas categorias anteriores.
E-mail: caocrim@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3452-3716 / 3101-7651
Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania)
O Caocidadania, órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, criado por meio do Provimento Nº 42 / 2007 e renomeado pelo Provimento Nº70/2008, e possui atribuição nos temas da Cidadania (incluindo: igualdade racial, pessoas em situação de rua, moradia, direitos LGBTQI+, trânsito etc.); Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência; Acidente do Trabalho; Cível; Defesa do Consumidor; Falências e Recuperação de Empresas; Família e Sucessões e Registros Públicos.
E-mail: caocidadania@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 3252-6352
Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP)
O Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público é o órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público do Estado do Ceará, organizado pelo Ato Normativo nº 175/2021/PGJ, com a finalidade de promover a articulação, integração e intercâmbio na área da defesa do patrimônio público, da moralidade administrativa e na tutela das fundações e das organizações da sociedade civil, além de estabelecer intercâmbio permanente com entidades ou órgãos públicos e privados relacionados a sua área de atuação.
E-mail: caodpp@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 3265-1928
Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij)
O Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude é o órgão do MPCE que orienta e subsidia a atuação de todos os Promotores de Justiça da Infância e da Juventude, por intermédio de articulações e projetos que buscam a proteção dos interesses de todas as crianças e adolescentes. Suas atribuições são previstas pelo Ato Normativo nº 173/2021, de 12 de abril de 2021 e preveem, por exemplo, o auxílio à atuação das Promotorias de Justiça junto ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, buscando-se a aproximação da rede socioassistencial e o fortalecimento dos Conselhos.
E-mail: caopij@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3472-1260 / 3452-4538
WhatsApp: (85) 9 8895-5061
Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc)
O Centro de Apoio Operacional da Educação, órgão do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), criado pelo Ato Normativo Nº 173/2021, de 12 de abril de 2021, representa significativo avanço no fortalecimento do acompanhamento da política pública educacional. A implantação e atuação do Caoeduc corroboram com o preceito constitucional que alça a Educação ao patamar de direito fundamental e tem o objetivo de fortalecer a promoção, acompanhamento e fiscalização do acesso à Educação, atuando na assessoria técnica aos promotores de Justiça do Estado do Ceará, além de colaborar na articulação entre o MPCE e os diversos órgãos e entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil que atuam no âmbito da educação.
E-mail: caoeduc@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 9 8895-5061
Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde)
O Centro de Apoio Operacional da Saúde é órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público do Estado do Ceará, criado pelo Ato Normativo nº 174/2021, de 12 de abril de 2021, com a finalidade de promover a articulação na seara da defesa da saúde. O Caosaúde trabalha no acompanhamento de políticas ou ações de promoção e defesa da saúde no âmbito institucional e junto a entidades públicas ou privadas cujas finalidades guardem pertinência temática, além de prestar apoio técnico às promotorias de justiça na defesa do direito à saúde. Entre as atribuições está a realização de ações, organização de cursos e desenvolvimento de projetos voltados para as promotorias de justiça e para a sociedade, promovendo intercâmbio entre diversas instituições.
E-mail: caosaude@mpce.mp.br
Telefone e WhatsApp: (85) 9 8685-9580
Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace)
O Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – CAOMACE, órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, foi criado através do Provimento nº 02, de 18 de fevereiro de 1998 e reestruturado pelo Provimento nº 70, de 18 de agosto de 2008. Dentre as atribuições do Caomace está a integração e o intercâmbio entre os organismos que atuam nas áreas governamentais ou particulares, prevenindo as ilicitudes e abusos contra o sistema ecológico, o meio ambiente, paisagismo, patrimônio histórico, artístico e cultural.
E-mail: caomace@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3452-4513
Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel)
O Centro de Apoio Operacional Eleitoral, criado pelo Provimento n.º 32/2008 e reestruturado pelo Provimento n.º 38, do mesmo ano, destina-se a auxiliar a atuação funcional do Ministério Público do Estado do Ceará na esfera eleitoral, promovendo a articulação, integração e intercâmbio entre os respectivos órgãos de execução e outros que se relacionem ao fenômeno das eleições.
E-mail: caopel@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3433-7062
Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária- PRONUMEC
Coordenador: ANA CLÁUDIA UCHOA DE ALBUQUERQUE CARNEIRO
Promotora de Justiça
Fone: (85) 3231-1792
E-mail: mediacaocomunitaria@mpce.mp.br
Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor – NUDTOR
Coordenador: ANTÔNIO EDVANDO ELIAS DE FRANÇA
Promotor de Justiça
Fone: (85) 3433-1764
E-mail: nudetor@mpce.mp.br
Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV)
Coordenadora: JOSEANA FRANÇA PINTO
Promotora de Justiça
Fone: (85) 3218-7630 / (85) 9.8563-4067
E-mail: nuavv@mpce.mp.br
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), órgão integrante da estrutura do Ministério Público Estadual, exerce a coordenação da política do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, através da Secretaria-Executiva, com competência, atribuições e atuação administrativa e judicial em toda a área do Estado do Ceará, e tem como missão equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.
Foi criado na forma da Lei Complementar nº 30, de 26 de julho de 2002, nos termos previstos na Constituição do Estado do Ceará, para fins de aplicação das normas estabelecidas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), no Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997 (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) e especialmente na legislação correlata às relações de consumo.
Secretaria Executiva do Decon
E-mail: deconce@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3454-1195 / 3452-4516 / 3226-8651
Atendimento ao Público: 0800.275.8001
WhatsApp: (85) 9 8685-6748
As Promotorias de Justiça com atuação nas Varas do Júri devem oficiar nos processos criminais de delitos dolosos (consumados ou tentados) contra a vida, bem como nos crimes conexos. Em Fortaleza existem cinco varas com competência para as respectivas ações penais relacionadas aos crimes contra a vida. Em cada Unidade Judiciária, as quais têm dois juízes oficiantes, atuam dois promotores de Justiça.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Júri
E-mail: seexjuri@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3459-2865
As Promotorias de Justiça Contra a Ordem Tributária de Fortaleza são responsáveis pela manifestação em todos os atos e feitos administrativos, judiciais e extrajudiciais relativos às respectivas atribuições. Os processos que tramitam perante a Vara de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza são distribuídos equitativamente entre as 67ª PJ (Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária) e 68ª PJ (Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária), assegurando que seja mantida a proporcionalidade. No exercício das atribuições, os titulares das Promotorias de Justiça poderão instaurar e presidir os procedimentos extrajudiciais finalísticos que se mostrarem necessários.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça das Execuções Fiscais e de Crimes Contra à Ordem Tributária
E-mail: secexecutiva.efccot@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3218-6150/ 3218-6151
Segundo o Ato Normativo Nº 346/2023, às Promotorias de Justiça de Falência incumbe atuar extrajudicialmente em matéria de recuperação de empresas e falência, inclusive com atuação criminal respectiva, e atuar judicialmente perante a 1ª e 2ª Varas Empresariais, de Recuperação de Empresas e de Falências do Estado do Ceará. As ações extrajudiciais incluem receber representações, peças de informação e notícias de fato; instaurar e presidir o procedimento investigatório criminal adotando todas as medidas necessárias; requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial; requerer prisão preventiva ou temporária e apresentar manifestação nas representações; interpor os recursos cabíveis das decisões proferidas antes do recebimento da denúncia; participar das audiências de custódia, etc.
27ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 27prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3492-9042 / 3492-9026
WhatsApp: (85) 3492-9028
28ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 28prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3492-9032 / 3492-9034
WhatsApp: (85) 3492-9036
O Núcleo Permanente de Ações Integradas de Combate à Violência nos Estádios de Futebol da Capital foi instituído pelo Provimento nº 059/2009, de 29 de junho de 2009. Em 2013, o Núcleo passou pela sua mais recente reestruturação legal, sendo agora regido pelo Provimento/PGJ nº 126/2013 e renomeado para Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor).
O Nudtor possui as atribuições de sistematizar as atividades do Ministério Público oficiante na Capital, atinentes à fiscalização dos eventos esportivos de futebol; desenvolver atividades relativas à proteção e defesa do torcedor, na forma da Lei Federal nº 10.671, de 15 de maio de 2003; participar, em conjunto com o Poder Público e entidades de futebol, do processo de organização e execução das competições e espetáculos oficiais de futebol; fiscalizar a implementação das políticas públicas relativas aos eventos de futebol e previstos pelo Estatuto do Torcedor, dentro outros.
Telefones: (85) 3433-1764 / 9 8610-2112 / 9 8685-8835
E-mail: E-mail: nudetor@mpce.mp.br
As Promotorias de Justiças de Crimes de Drogas atuam nos processos que envolvem os crimes previstos na lei de drogas, especialmente tráfico e associação para o tráfico. Desde a investigação, passando pela formatação da acusação (através do oferecimento de denúncia criminal), acompanhamento da instrução processual até a sentença de mérito e eventual recurso.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça sobre Crimes de Drogas
E-mail: secexecutiva.drogas@mpce.mp.br
97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (16ª Promotoria Criminal (ATUA JUNTO À 18ª VARA CRIMINAL)
E-mail: 97prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3218-7701 / 9 8685-9622 (funciona como WhatsApp)
164ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (27ª Promotoria Criminal - ATUA JUNTO À 18ª VARA CRIMINAL)
E-mail: 164prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3218-7701 / 9 8563-2875 (funciona como WhatsApp)
As Promotorias de Justiça que atuam perante o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza possuem as atribuições de instaurar ação penal pública nos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher; intervir, quando não for parte, nas causas cíveis e criminais decorrentes da violência doméstica e familiar contra a mulher; representar pela prisão preventiva; propor medidas protetivas de urgência, bem como a revisão das medidas concedidas; velar pela proteção e defesa dos interesses, direitos transindividuais atinentes e aos direitos fundamentais da mulher; e participar de audiências judiciais.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza
As Promotorias de Justiça de Fortaleza com atuação na defesa do Patrimônio Público devem promover e acompanhar medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas para a defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa, decorrentes das normas de licitação e contratos da Administração Pública, bem como as sanções previstas na legislação especial, aplicáveis aos agentes públicos nos casos de improbidade administrativa; fiscalizar o repasse e o emprego das verbas públicas em todas as áreas de atuação e em articulação com o Ministério Público Federal quanto a recursos federais, dentre outros.
1ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 1prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: 3492-8238 / 3492-8240
WhatsApp: (85) 3265-1928
2ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 2prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3492-8246 / 3492-8248
WhatsApp: (85) 3492-8250
3ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 3pjf@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-8254 / 3492-8256
WhatsApp: (85) 3492-8258
21ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 21prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-8416 /3492-8418
WhatsApp: (85) 3492-8420
22ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 22prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-8424 / 3492-8426
WhatsApp: (85) 3492-8428
23ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 23prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3452-1542 / 3492-8432
WhatsApp: (85) 3433-7312
24ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 24prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-8440 / 3492-8442
WhatsApp: (85) 3492-8444
143ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 143prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3252-6397
O Controle Externo da Atividade Policial é função institucional do Ministério Público nos termos do art. 129, VII da Constituição Federal. Sua regulamentação perpassa pela Resolução nº 020/2007 do CNMP, pela Resolução nº 024/2015 do OECPJ, pela Lei Complementar Estadual nº 9, dentre outras normas. No Ministério Público do Estado do Ceará o Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública é empreendido pelas 69ª, 117ª, 128ª e 129ª Promotorias de Justiça de Fortaleza.
Seu objetivo central é verificar e assegurar a legalidade, a regularidade, a eficiência, e a adequação dos procedimentos desenvolvidos na realização das atividades da Polícia Civil e da Perícia Forense, bem como a integração das funções do Ministério Público e dos citados órgãos da segurança pública, voltada para a persecução penal e para o interesse público. Além disso, o exercício do Controle Externo da Atividade Policial é privativo de Promotores de Justiça e se materializa por meio de procedimentos judiciais e extrajudiciais, tais como a realização de visitas técnicas de inspeção in loco, a instauração – quando necessário – de Procedimentos de Investigação Criminal, de Procedimentos Administrativos, o oferecimento de denúncias ou a proposição de ações civis públicas.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial
E-mail: secexecutiva.ceapsp@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3433-6906 / 9 8563-3564
As Promotorias de Justiça de Fortaleza que atuam em defesa do Meio Ambiente podem instaurar procedimento, inquérito civil, ação civil pública, entre outros, para a proteção do meio ambiente, dos bens e direitos de valor histórico, turístico e paisagístico; zelam pelo respeito à legislação urbanística municipal, em especial do Plano Diretor, o Código de Obras e as leis de uso, ocupação e parcelamento do solo e do urbanismo, fiscalizando a atuação dos Poderes Públicos, dentre outros.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano
Telefone: (85) 3252-8736
WhatsApp: (85) 9 9955-6717
E-mail: secprom.meioambplanurb@mpce.mp.br
As Promotorias de Justiça da Fazenda Pública atuam perante as Varas da Fazenda Pública de Fortaleza zelando pela observância do rito processual, pela correta aplicação da lei e pela adequação aos ditames constitucionais. Nelas são abordadas diversas matérias de ordem pública como direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e direito previdenciário, as quais visam assegurar o direito à saúde, à garantia do devido processo legal, à preservação do meio ambiente e do patrimônio público, à manutenção do serviço público, dentre outros.
Secretaria-Executiva das Promotorias de Justiça da Fazenda Pública
E-mail: fazendapublica@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3452.4543 / 3452.4544
O Provimento nº 46/2010 do Ministério Público do Estado do Ceará instituiu o Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários, o qual deve monitorar os procedimentos de ocupação do solo rural e urbano; da desapropriação por interesse social, bem como das ações e incidentes judiciais relacionadas a sua implementação; domínio e posse de imóveis, oriundas, dentre outros fatores, da ocupação desordenada da área urbana e rural, do parcelamento do solo urbano sem registro de loteamento e da complexidade dos programas de financiamento habitacional, dentre outros aspectos.
5ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3452-1579
6ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3265-1372
E-mail: 6prom.fortaleza@mpce.mp.br
8ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3252-3244
E-mail: 8prom.fortaleza@mpce.mp.br
9ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3265-3525
E-mail: 9prom.fortaleza@mpce.mp.br
Às Promotorias de Justiça de Execução Penal compete a fiscalização de todos os estabelecimentos prisionais sob a jurisdição da Comarca de Fortaleza, conforme o Provimento nº 62/2013, com atribuição para correição de presídios, realização de inspeções mensais, emissão de relatórios e instauração de procedimentos administrativos respectivos. Existem dez Promotorias de Justiça, que oficiam nas quatro Varas de Execuções Penais e na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Fortaleza. Duas das dez Promotorias exercem também a atribuição de Corregedoria de Presídios. A execução dos ANPPs também é atribuição das PJs que oficiam junto à Vara de Penas e Medidas Alternativas.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Execução Penal
E-mail: secexecutiva.promoexpenal@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3218-6182
As 28ª e 117ª Promotorias de Justiça de Fortaleza atuam, segundo o Ato Normativo nº 345/2023, por distribuição equitativa, em demandas extrajudiciais e judiciais referentes aos crimes militares definidos em lei. Cabe aos órgãos de execução oficiar junto à Justiça Militar Estadual em primeiro grau; verificar a atribuição por prevenção toda vez que, concorrendo dois ou mais promotores de Justiça com igual atribuição, houver sido distribuído, primeiramente, para um deles, inquérito policial, procedimento investigatório criminal, representação, notícia de fato, peças de informação, representação ou qualquer incidente relacionado ao mesmo fato.
28ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 28prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-9032 / 3492-9034
WhatsApp: (85) 3492-9036
117ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 117prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3492-8942 / 3492-8944
WhatsApp: (85) 3239-2512
As Promotorias de Justiça de Combate às Organizações Criminosas possuem atribuição para atuação especializada na seara judicial e que envolvam delitos praticados por grupo criminoso organizado, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais previstas na Lei 13.850/2013. As Promotorias trabalham nos processos em que figuram organizações criminosas, inclusive as ações e incidentes relativos a sequestro e apreensão de bens, direitos ou valores, restituição de itens apreendidos, busca e apreensão, hipoteca legal, dentre outros, bem como em medidas relacionadas com a repressão penal de que trata a Lei 12.850/2013, inclusive medidas cautelares antecipatórias ou preparatórias, ressalvada a competência constitucional do Júri e das Promotorias da Infância e Juventude.
Secretarias Executivas das Promotorias de Justiça de Combate às Organizações Criminosas
E-mail: secpjorcrim@mpce.mp.br
As Promotorias de Justiça de Audiência de Custódia atuam durante as audiências da Vara de Custódia de Fortaleza. Toda pessoa presa tem, obrigatoriamente, que passar pela audiência de custódia no prazo de 24 horas a partir da comunicação de sua prisão. Essas audiências visam, primordialmente, averiguar se a prisão foi legal ou ilegal e, se durante a ação, houve tortura, maus-tratos e/ou abuso de autoridade, por parte dos responsáveis pela prisão, em relação ao preso.
Telefone:
E-mail:
As Promotorias de Justiça dos Juizados Especiais Criminais oficiam junto aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza que julgam crimes de pequeno potencial ofensivo, aqueles cuja pena máxima é igual ou inferior a dois anos. Quando o autor do fato/investigado não tem antecedentes criminais, é proposta a solução do caso através da transação penal (acordo entre o MP e o autor) que consiste, de regra, em pagamento de multa ou prestação de serviços. Quando o autor aceita acordar e cumpre o acordo, extingue-se a punibilidade (o processo é arquivado). Quando o autor do fato apresenta antecedentes criminais ou não quer acordar, se oferece denúncia (ação penal), solicitando julgamento, sendo o Ministério Público o órgão responsável pela acusação.
Secretaria Executiva das Promotorias dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital
E-mail: seje@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3252-4764
WhatsApp: (85) 9 8685-8716
As Promotorias de Justiça de Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza oficiam junto aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza que julgam crimes de pequeno potencial ofensivo, aqueles cuja pena máxima é igual ou inferior a dois anos. Quando o autor do fato/investigado não tem antecedentes criminais,as promotorias propõem a solução do caso através da transação penal (acordo entre o MP e o autor) que consiste, de regra, em pagamento de multa ou prestação de serviços. Quando o autor aceita acordar e cumpre o acordo, extingue-se a punibilidade (o processo é arquivado). Quando o autor do fato apresenta antecedentes criminais ou não quer acordar, é oferecida denúncia (ação penal), solicitando julgamento, sendo o MP o Órgão responsável pela acusação.
Secretaria Executiva das Promotorias dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital
WhatsApp: (85) 9.8685-8716
p>E-mail: seje@mpce.mp.brPROMOTORIAS AUXILIARES DO CRIME
65ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 1ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
151ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 3ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
167ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 5ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
175ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 7ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
70ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
154ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 4ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
169ª Promotoria de Justiça de Fortaleza - 6ª Promotoria de Justiça Auxiliar Criminal
CRIMES CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
91ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (11ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL - ATUA JUNTO À 12ª VARA CRIMINAL)
Telefones: (85) 3218-7590 / 9 8685-7940 (funciona como WhatsApp)
145ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (22ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL - ATUA JUNTO À 12ª VARA CRIMINAL)
Telefone: (85) 3218-7590
A atuação das Promotorias de Justiça de Fortaleza na área de defesa da família compreende atender à conciliação de conflitos familiares em matéria de alimentos, guarda de menores e conflitos conjugais, buscando o bem-estar do núcleo familiar, ressalvando-se as atribuições do órgão ministerial com atuação na área de defesa da infância e juventude; patrocinar a defesa da filiação, etc. Já a área de registros públicos abrange os feitos administrativos oriundos dos Cartórios de Registros Públicos.
Secretaria Executiva das Promotorias de Família, Sucessões e Registros Públicos
Telefone: (85) 3239-4066
E-mail: secf@mpce.mp.br
A Promotoria de Justiça Cível recebe demandas vinculadas aos temas da defesa da cidadania (liberdade de expressão e religiosa, cotas em concurso público, abrigos públicos, etc.); defesa da educação (vaga em creche e escola próxima à residência, acompanhante para alunos com deficiência, etc.); conflitos fundiários (aluguel social, ocupações, etc.); defesa do patrimônio público (denúncias de fraudes em licitações, contratação de servidores sem concurso, previdência social, etc.); e acompanhamentos das fundações (aprovação das prestações de contas e estatutos das fundações).
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça Cíveis
Telefones: (85) 3252.2693 / 3252-6508 / 3252-6468
E-mail: seccv@mpce.mp.br
As Promotorias de Proteção e Defesa do Consumidor foram criadas pela Lei complementar n º 30/2002 e têm como atividades principal exercer a tutela coletiva na proteção dos direitos dos consumidores em defesa dos direitos transindividuais. Assim, as promotorias ajuízam Ações Civis Públicas com a finalidade de proteção dos consumidores, realizam ou participam de Audiências Públicas, expedem Recomendações, celebram Termo de Ajustamento de Conduta , entre outras atividades visando a proteção e defesa do consumidor.
Para além dessas atribuições, as Promotorias de Justiça por delegação da Lei Estadual Complementar nº 30/2002 exercem as atividades administrativa-sancionatória e de fiscalização- por meio do DECON - contra fornecedores que violam as normas consumeristas em práticas abusivas com potencialidade de causar danos coletivos e/ou individuais homogêneos, além de aplicação das sanções previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, entre elas, multa (que são revertidas para o FDID), suspensão temporária de atividade, interdição total ou parcial de estabelecimentos, entre outras sanções previstas no CDC.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Consumidor
E-mail: 132prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85)3452-4518 e (85)3452-4511
As Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza foram instituídas pela Resolução nº 053/2019 e possuem as atribuições de fiscalizar as unidades de acolhimento institucional de pessoas idosas e as entidades que prestam serviços do tipo casalar, centro dia e outras modalidades de acolhimento, sejam elas públicas ou privadas, bem como a efetivação dos demais direitos relacionados a esse grupo. Já no que se refere à Pessoa com Deficiência, cabe promover ações preventivas, informativas e fiscalizatórias de proteção dos direitos e garantias da pessoa com deficiência, acompanhando a correta execução dos programas e projetos sociais, inclusive no tocante ao emprego das verbas públicas, dentre outros.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência
As Promotorias de Justiça da Saúde Pública de Fortaleza têm o objetivo de fiscalizar a gestão da política de saúde e acompanhar a atuação dos órgãos de vigilância sanitária e epidemiológica, assistência farmacêutica e terapêutica; estimular a política de parceria com a comunidade e a sociedade em geral; realizar visitas de observação nos diferentes tipos de entidades de saúde, bem como outras atribuições.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública
E-mail: secretariapsp@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3452-3718 / 3252-3092
A atuação das Promotorias de Justiça na área de defesa da cidadania compreende a defesa dos direitos constitucionais do cidadão, garantindo o seu efetivo respeito pelos Poderes Públicos; recebendo denúncias de lesão a direitos constitucionais, notificando o responsável para que tome as providências necessárias; fiscalizando o cumprimento do princípio da igualdade, combatendo a discriminação e zelando pela acessibilidade em todas as áreas; além de outros aspectos relacionados à promoção da cidadania, como liberdade de expressão, acesso à moradia, etc.
4ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3252-6489
E-mail: 4prom.fortaleza@mpce.mp.br
7ª Promotoria de Justiça
Telefone: (85) 3452-1541
E-mail: 7prom.fortaleza@mpce.mp.br
As Promotorias de Justiça de Fortaleza que atuam na seara da educação têm a incumbência de fiscalizar a gestão política de educação promovendo as medidas administrativas e judiciais tendentes a garantir a universalização do ensino, de acordo com as diretrizes e bases da educação nacional; promover as medidas de proteção e garantia dos direitos dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades; promover medidas objetivando o combate à evasão escolar, bem como a inclusão de crianças e adolescentes no sistema educacional público; fiscalizar a estrutura das escolas quanto à capacidade de atendimento da demanda e ao seu bom funcionamento, dentre outros aspectos.
11ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
Telefone: (85) 3492-8334 / 3492-8336
E-mail: 11prom.fortaleza@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 3492-8338
12ª Promotoria de Justiça
(85) 3492-8348 / 3492-8350
E-mail: 12prom.fortaleza@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 3492-8352
13ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
Telefone: (85) 3492-8356 / 3492-8358
WhatsApp: (85) 3492-8360
14ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
Telefone: (85) 3492-8364 / 3492-8366
E-mail: 14prom.fortaleza@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 3492-8368
As Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, instituídas pela Resolução 059/2019, atendem aos requerimentos de adoção e seus incidentes; ações de destituição do poder familiar, perda ou modificações da tutela ou guarda, quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do Art. 98 da Lei Federal nº 8.069/1990, dentre outros casos.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude
E-mail: sepij@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3218-7899
As Promotorias de Justiça Criminais conduzem processos e procedimentos criminais, em favor da sociedade, para a qual atuam como fiscais da lei, e agindo a fim de que os autores de crimes sejam responsabilizados perante a Justiça. Atuam também na elaboração de peças, como denúncias, memoriais, recursos contra decisões ou sentenças e contrarrazões de recursos apresentados pelos réus, entre outras. Além disso, estão presentes em audiências judiciais e presidem audiências extrajudiciais, a exemplo das de ANPP e as de Procedimentos de Investigação Criminal.
Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça Criminais
E-mail: secri.proc@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3218-7637
As Promotorias de Justiça de Tutela de Fundações e Entidades de Interesse Social atuam junto às fundações e na fiscalização de associações que tenham por objetivo estatutário o desenvolvimento de ações de interesse social, as quais não se restrinjam ao apoio aos seus associados, atendendo aos requisitos da Lei 13.013/2014. O Ministério Público acompanha, por exemplo, o registro e extinção de fundações no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, bem como faz análise anual das prestações de contas, emite atestado de funcionamento e toma as medidas necessárias para solicitar regularização. Em relação às associações, o Ministério Público recebe denúncias, instaura procedimentos para a verificação do funcionamento e emite os atestados competentes.
25ª Promotoria de Justiça de Fortaleza
E-mail: 25prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefones: (85) 3492-8448 / 3492-8450
WhastApp: (85) 3492-8452
26ª Promotorias de Justiça de Fortaleza
E-mail: 26prom.fortaleza@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3488-7035 / 3488-7036
WhatsApp: (85) 3488-7037
ESMP/CEAF
A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) são instituições que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de Pós-Graduação (atualização e aperfeiçoamento), visando aprimorar e complementar a formação acadêmica de membros e servidores do Ministério Público, pesquisadores e profissionais das mais variadas especialidades.
E-mail: esmp-ceaf@mpce.mp.br
Telefone: (85) 3452-4521 / 3452-4522