Audiência pública no MPCE debate Central de Intérpretes de Libras


AudienciaLibras070416snO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública e o Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, por meio dos promotores de justiça Hugo Porto, Isabel Pôrto e Enéas Romero, realizaram na última quarta-feira (06) uma audiência pública sobre a Central de Intérpretes de Libras (CIL).

Durante a audiência foi discutida a necessidade de ampliação no número de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover acessibilidade de comunicação da população nos órgão públicos, especialmente nos ligados a rede de atendimento à saúde. Atualmente, existem duas CILs em funcionamento no Estado. Uma é gerida pelo Município de Fortaleza e conta com um intérprete, e a segunda funciona no Município de Juazeiro do Norte e conta com dois intérpretes. A terceira CIL deverá funcionar no prazo de sessenta dias para atender o Município de Fortaleza e a Região Metropolitana e será coordenada pelo Governo do Estado do Ceará.

Após os debates, foram feitos encaminhamentos e emitidas recomendações para que todas as CILs, no prazo de sessenta dias, aumentem o número de intérpretes para três. Além disso, os Municípios e o Estado devem disponibilizar veículo para uso exclusivo da central, e promover o treinamento dos servidores públicos em Libras. As CILs devem apresentar, no prazo de sessenta dias, o procedimento que será adotado para que os interpretes de Libas atendam no sistema de sobreaviso nos casos de atendimentos de urgência médica.

Estiveram presentes na audiência o presidente da Associação dos Surdos Organizados de Fortaleza (ASOF), os representantes da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Kátia Alessandra Pimentel Fernandes; da COMPEFOR e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF), Celso Farias Ferreira; da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Rebeca de Oliveira Cortez Pereira Darnen; o Assessor Jurídico do Gabinete do Governador, Tiago Sobreira; e o intérprete de Libras, Maria Cristiane Menezes Farias.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br