O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das 17ª e da 19ª Promotorias de Justiça Cível, garantiu o acompanhamento médico dos idosos acolhidos em todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Fortaleza, através de pacto firmado com a Coordenação da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Equipes de profissionais dos postos de saúde mais próximos de cada instituição consultam os acolhidos nos abrigos e incluem os idosos no sistema de saúde, assegurando a eles o recebimento de medicamentos e o agendamento de exames, sem que seja necessário eles saírem da instituição de acolhimento para tanto. “Essa iniciativa é de fundamental importância para a garantia ao direito fundamental à saúde das pessoas idosas institucionalizadas”, afirma o titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível, promotor de Justiça Alexandre Alcântara.
Nesta quarta-feira (06), foi ajustado que o abrigo Liga Evangélica de Assistência Érico Mota, localizado no bairro Joaquim Távora, será assistido pelo Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão. Esta foi a última instituição de Fortaleza a ter garantida a visita de equipe de saúde para atendimento dos idosos acolhidos.
Além da Liga Evangélica de Assistência Érico Mota, outras 11 ILPIs já firmaram pacto com a SMS e os idosos acolhidos por elas são acompanhados por profissionais de saúde dos postos de saúde mais próximos. A Casa de Nazaré firmou pacto com o Posto de Saúde Filgueiras Lima; a Sociedade Abrigo dos Idosos São Pedro e Julião Eymard, com o Posto de Saúde Luciano Torres de Melo; a Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo, com o Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão; o SPA Saúde e Vida, com o Posto Aída Santos e Silva; o Lar Torres de Melo, com o Posto Carlos Ribeiro; o Recanto Sagrado Coração, com o Posto Dr. Luis Costa; a Unidade de Abrigo dos Idosos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com o Posto Ivana de Sousa Paes; o Lar Três Irmãs, com o Posto Anastácio Magalhães; a Casa de Idoso Aconchego Santa Terezinha, com o Posto de Saúde Parangaba; o Abrigo Nossa Senhora das Graças, com o Posto Galba Araújo; e o Lar Santa Bárbara, com o Posto Roberto Bruno.