A coordenação do Núcleo de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta quarta-feira (04) uma reunião com os mediadores comunitários para apresentar as principais ações realizadas pelo Núcleo e debater melhorias para o setor. Estiveram presentes na reunião, a coordenadora do Núcleo de Mediação Comunitária do MPCE, promotora de Justiça Iertes Gondim, o coordenador adjunto do Núcleo de Mediação, promotor de Justiça Edvando França, e o gerente de Projetos do MPCE, promotor de Justiça Saulo Moreira Neto.
A promotora de Justiça Iertes Gondim apresentou propostas para melhorar os atendimentos nos Núcleos e ouviu as sugestões dos mediadores. Além disso, o promotor de Justiça Edvando França apresentou o projeto de lei que pretende regulamentar o pagamento de uma ajuda de custo aos mediadores comunitários e os técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) apresentaram o projeto “TCE na Comunidade”, que busca aproximar o cidadão do Tribunal para estimular o controle social.
Durante a reunião foram apresentadas as dez principais ações realizadas nos primeiros 120 dias da atual coordenação do Núcleo de Mediação. Dentre elas a realização de evento para apresentação dos novos integrantes do Núcleo e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo promotor de Justiça Edson Landim; visitas aos Núcleos para diagnosticar as principais dificuldades existentes e apresentação de diagnóstico de cada um ao procurador-geral de Justiça; reuniões com as Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza, com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, bem como visitas à Secretaria de Justiça (Sejus), para viabilizar parceria com o Governo do Estado no Programa Ceará Pacífico.
Foram realizados, ainda, encontros para viabilizar a instalação de novos Núcleos nos municípios de Forquilha, Crateús e Juazeiro do Norte; reuniões ordinárias com moderadores comunitários e com o Fórum de Moderadores; além da comemoração dos quatro anos de funcionamento do Núcleo de Mediação de Caucaia e do encaminhamento de proposta de realização de Termo de Cooperação Técnica com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) para realização de cursos de extensão e capacitação em mediação comunitária. Foi realizado, ainda, reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para fortalecer o projeto Mediação Itinerante.