MPCE e órgãos da Segurança Pública apreendem 1,5kg de material explosivo no entorno da Arena Castelão


Balança com explosivosUma ação preventiva do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com as Polícias Civil e Militar, apreendeu 1,5kg de material explosivo no entorno da Arena Castelão e bairros da periferia da Capital durante o jogo entre Fortaleza e ABC-RN, ocorrido no último sábado (18). O MPCE recebeu na última terça-feira (21) relatório do Batalhão de Policiamento de Eventos da Polícia Militar do Ceará com o balanço final da operação.

A ação foi planejada na semana anterior ao evento, diante de informações oficiais de que integrantes da torcida do time visitante viriam à Fortaleza em caravana, em aproximadamente sete ônibus, e que teriam como ponto de concentração uma das subsedes da torcida organizada Movimento Organizado Força Independente (MOFI), no bairro Jardim Guanabara. De lá, os torcedores se deslocariam para o bairro Serrinha antes de irem para o estádio.

Para evitar o confronto entre as torcidas e possíveis prejuízos como depredações ao patrimônio público e especialmente contra a vida, o MPCE e os órgãos de segurança agiram preventivamente, entre eles o Batalhão de Policiamento de Eventos, Raio, Cavalaria e COTAM/BPChoque, dentre outros. Como resultado, a apreensão de material explosivo popularmente conhecido como “cabeça de nego” pesando quase 1500 gramas, além da dispersão de grupos de torcedores.

O coordenador do NUDTOR em exercício, promotor de Justiça Edvando França, destaca que ações conjuntas preventivas são meios efetivos para reduzir a violência dentro e fora das arenas. “Qualquer torcida organizada que pretende praticar crimes, achando que os órgãos do sistema de Justiça não investigarão ou mesmo não efetuarão as prisões dos envolvidos, terá que rever essa visão, sob pena de arcar com as consequências civis e criminais de seus atos”, enfatiza.

O promotor de Justiça informa que todas as partidas de futebol realizados na Capital estão sendo monitorados pelo NUDTOR e os jogos mais críticos e que tradicionalmente atraem torcedores rivais e geram confusão dentro e fora dos estádios terão a atuação da força-tarefa do MPCE e órgãos de segurança pública.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br