MPCE realiza posse de nova procuradora de Justiça e membro do Órgão Especial


Posse dos novos Procuradores de Juatiça na PGJA manhã desta quarta-feira (06) foi um momento de emoção, renovação e mudanças nos quadros de membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Durante a 6ª sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, tomou posse como nova procuradora de Justiça, Rita de Cássia Menezes, indicada pelo critério de antiguidade para ocupar a 28ª Procuradoria de Justiça Criminal da Comarca de Fortaleza. Durante a mesma sessão, o procurador de Justiça Luiz Eduardo dos Santos foi empossado como membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, na qualidade de membro mais antigo.

A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, que compôs a mesa de honra com a Ouvidora-geral do MPCE, Magnólia Barbosa, a secretária dos Órgãos Colegiados em exercício, Flávia Unnenberg, e o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Felipe Azevedo. Também estiveram presentes a vice-procuradora geral de Justiça Vanja Fontenele, demais membros do colegiado, promotores de Justiça e servidores da Instituição.

A procuradora de Justiça Rita de Cássia declarou em seu discurso, visivelmente emocionada, a importância do momento para a sua história. “Estou muito orgulhosa e muito emocionada, sem conseguir encontrar palavras para descrever. É uma emoção diferente, são 30 anos da minha vida, de muito trabalho, e há cerca de 10 anos atuando na causa da pessoa idosa e do deficiente”, declarou. O momento foi acompanhado por olhares atentos e também contritos de seus filhos e sua mãe, Maria Dolores.

Segundo o PGJ Plácido Rios, a recém-empossada procuradora de Justiça inspira dignidade, decência, dedicação e honradez. “Rita de Cássia traz lições que inspira forças para lutarmos juntos pela nossa sociedade que tem tanta fome e sede de Justiça. É um dia de muita felicidade, pois hoje esse colegiado se torna mais digno com a presença da nova procuradora e ela ocupará um espaço fundamental, pois é uma referência para todos nós”, disse ele.

Celebrando uma amizade de 40 anos, a procuradora Elduérdia Silva de Andrade, saudou o momento especial com a entrega de um ramalhete de rosas. “Trouxe uma rosa para cada ano em que conheço Rita, minha grande companheira nesta vida, uma irmã que a vida me deu. E agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer uma pessoa tão dedicada e de coração tão aberto e altruísta”, afirmou emocionada.

Posse no Órgão Especial

O procurador Luiz Eduardo dos Santos, que foi empossado na sessão desta quarta como membro do Órgão Especial para o biênio 2016-2017, atua no Ministério Público cearense há mais de três décadas. Em seu discurso, ele reiterou compromisso de assumir postura independente e transparente no trato das questões institucionais. “Nesta oportunidade, buscarei os sentimentos da serenidade e da responsabilidade, impulsionadoras deste Órgão Especial, somando a nossa experiência de vida profissional, virtudes e qualidades dos evidentes colegas integrantes deste colegiado, com o fim de trabalhar contentes e producentemente nas questões que a nós forem atribuídas, que são sem dúvidas de estimada importância”, afirmou.

O presidente da ACMP cumprimentou o novo membro do órgão especial e desejou sucesso em sua nova atribuição. “A associação o saúda pelo ingresso no órgão especial do Colégio de Procuradores, tenho certeza que abrilhantará mais ainda este órgão que tem papel fundamental na construção das decisões administrativas do Ministério Público. Temos convicção e certeza que Dr. Luiz Eduardo fará um trabalho de excelência como é peculiar da sua atuação”, disse o promotor Lucas Azevedo.

Para Plácido Rios, o novo membro do Órgão Especial “é um professor e mestre” que estará novamente em um espaço onde se estabelece as diretrizes e os destinos do Ministério Público. “Eu tenho certeza que, por toda essa carreira que vossa excelência vem trilhando no MPCE, ajudará a engrandecer e enriquecer os debates e deliberações. Que tenhamos dias de muito trabalho, harmonia e cumplicidade”, defendeu. O PGJ fez referência ainda ao marco histórico de seis meses à frente do MPCE, alcançado na última segunda-feira. “Conseguimos realizar o fortalecimento dos Centros de Apoio Operacional, restabelecendo rumos e auxiliando os colegas na busca pelo planejamento que queremos. Estamos ocupando espaços importantes no Estado do Ceará”, aponta.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br