O coordenador e a coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promotores de Justiça Hugo Mendonça e Elizabeth Almeida, e a promotora de Justiça da Comarca de Barreira, Lia Vasconcelos, participaram, na última quarta-feira (31/08), de roda de conversa com diretores e coordenadores das escolas municipais do município. Na ocasião, foram debatidos ajustes de uma ação inovadora que está melhorando a frequência escolar e o aproveitamento dos estudantes de Barreira: o projeto Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI).
Projeto da Promotoria de Justiça da Comarca de Barreira, desenvolvido desde maio deste ano em parceria com a Secretaria de Educação do Município, onde se chama “Fora da escola não pode”, o FICAI já obteve retorno de 70% dos adolescentes às escolas em Barreira. O objetivo da iniciativa é diminuir o índice de ausência às aulas e a evasão escolar, através de monitoramento direto das faltas com consequente acompanhamento e atendimento individualizado do aluno.
Na reunião, o prefeito Antônio Peixoto Saldanha se comprometeu a determinar que a Secretaria de Ação Social, através dos atendimentos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (CREAS), dê prioridade a famílias de estudantes com histórico de evasão escolar registrado no FICAI.
Além dos membros do MPCE e do prefeito de Barreira, compareceram à reunião o secretário de Educação do Município, Henrique Lima Pereira, e todos os diretores das escolas municipais, que concordaram em realizar reuniões com maior frequência para aperfeiçoar o desenvolvimento do programa dentro das instituições.