Ministério Público empossa 15 novos servidores


posse30-10-16Além da data do seu aniversário, Ana Paula da Silva teve hoje, mais um motivo para comemorar. Ela faz parte da turma de 15 novos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossados na manhã desta sexta-feira (30) durante sessão solene no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Logo após a cerimônia de posse, ocorreu uma audiência pública para distribuir as Comarcas de lotação. Os novos servidores puderam escolher, por ordem de classificação, em qual cidade seriam lotados.

Ana Paula relatou, em seu discurso de posse, a satisfação em fazer parte do Ministério Público. “É com imensa alegria que sou agraciada com a realização desse sonho, tornar-me servidora pública. O sonho e a luta que nos trouxeram até aqui nos fazem ter o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas nas Comarcas em que serviremos, atuando com muito zelo, compromisso e cordialidade. A partir desse momento, temos a obrigação de honrar o cargo que ocupamos nessa instituição tão respeitada na sociedade”, declarou a servidora recém-empossada.

Participaram da mesa solene o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, a procuradora de Justiça e corregedora-geral em exercício, Suzanne Pompeu, os representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), José Augusto Peres e Arnaldo Correia, o promotor de Justiça e coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, João de Deus Duarte, o promotor de Justiça e secretário-geral, Haley de Carvalho, a secretária de Recursos Humanos da PGJ, Ana Lúcia Sudário e o presidente da Associação dos Servidores do MP do Ceará (ASSEMPECE), Francisco Antônio Távora.

O procurador-geral recepcionou os novos servidores e ressaltou os valores defendidos pelo Ministério Público cearense. “As senhoras e os senhores estão ingressando em uma instituição que tem como obrigação constitucional, a promoção da Justiça. E irão, a partir de hoje, somar esses valores. Espero que possamos abraçar juntos o que, talvez, seja o maior desafio da sociedade brasileira: levar a justiça ao Povo. O papel do MPCE hoje é, principalmente, conseguir equalizar, trabalhar a isonomia e democratizar o Poder Judiciário, conseguir distribuir a Justiça como preconizado na Carta Constitucional”, defendeu Plácido Rios.

O PGJ ressaltou ainda a importância de profissionalizar o serviço público de forma a evitar apadrinhamentos e favoritismos. “Estamos enverando por caminhos que vão nos levar à profissionalização do serviço público dentro do Ministério Público. Para isso, investimos numa consultoria capacitada para redesenhar toda a estrutura orgânica do MP e utilizar critérios objetivos, e não políticos ou de amizade, para dar provimento a esses cargos de servidores. Esse também é um grande desafio, acabar com os vícios que existem dentro do setor público brasileiro”, declarou.

O presidente da ASSEMPECE destacou que a posse dos novos funcionários é também uma conquista da Associação. “Hoje vocês coroam também uma luta que foi empreendida pela Associação desde 2009, quando protocolamos um pedido para criação de 150 cargos de servidores públicos efetivos”, disse. Antônio Távora ressaltou ainda o papel do sindicato: “Estaremos sempre na luta e na prontidão para zelar pela qualidade de vida dos servidores, trabalhadores e trabalhadoras públicos, mas também pela melhoria da nossa instituição”.

Além de amigos e familiares dos novos servidores, também prestigiaram o evento o procurador da República Oscar Costa Filho, a procuradora de Justiça Antonia Elsuérdia Silva, e os promotores de Justiça Luciano Tonet, Iran Coelho e Nelson Gesteira. Os novos integrantes do MPCE participarão de um curso de ambientação na próxima semana, dias 3 e 4 de outubro, na Escola Superior do Ministério Público (ESMP). As fotos do evento estão disponíveis na página do MPCE no Facebook em: www.fb.com/mpce.oficial.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br