O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promotor de Justiça Hugo Porto, participou, como representante do procurador-geral de Justiça Plácido Rios, da abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2016 no Ceará, realizada nesta segunda-feira (19/09) no auditório da Superintendência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).
O evento contou com a presença dos diretores de Planejamento, de Habilitação, Administrativo-Financeiro, de Trânsito, de Veículos, de Transporte, o superintendente adjunto e o superintendente do Detran-CE, respectivamente, Lorena Moreira, Luziânia Lima, Luís Simões, Júlio Cavalcanti, Gabrielle D’Annunzio Cavalcanti, Joaquim Rolim, Daniel Barreto e Igor Ponte; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, inspetor Stênio Pires; do secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Marcos Antônio Gadelha Maia; do secretário Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza, Francisco Veras; do assessor da Superintendência da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) de Fortaleza, Leandro Rocha, que representou o Superintendente Arcelino Lima; da representante da Fundação Bradesco no Ceará, Alessandra Gomes; do inspetor da Guarda Municipal de Fortaleza, Henrique Martins; além de representantes dos Departamentos Municipais de Trânsito (Demutrans) de Maracanaú, Horizonte, Pacatuba e Iguatu.
Na ocasião, o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte apresentou uma proposta que prevê a integração entre os órgãos de trânsito e a sociedade civil no debate para realizar ações de segurança no trânsito. A integração já conta com a adesão do superintendente da PRF no Ceará, inspetor Stênio Pires, a quem Igor Ponte chamou de embaixador da integração dos órgãos de trânsito, e da Direção da AMC, representada pelo secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Francisco Veras, conforme a manifestação de ambos na solenidade.
Igor Ponte defendeu a adesão de todos os municípios cearenses ao Sistema Nacional de Trânsito, com a criação de Demutrans nas 123 cidades cearenses que ainda não contam com órgão para disciplinar e fiscalizar o trânsito. Para ele, com todos os 184 municípios do Ceará engajados, a cultura da segurança no trânsito seria adotada em todo o Estado.
O superintendente do Detran-CE explicou que, dessa forma, a fiscalização de trânsito na via pública, seja ela federal, estadual ou municipal, seria uma cobrança natural da sociedade e não haveria mais nenhum segmento interpretando equivocadamente a fiscalização como indústria de multa, mas sim como uma ação que garante a segurança no trânsito. Igor Ponte acredita que, com a criação da cultura da segurança no trânsito, ninguém mais reclamaria da fiscalização e se envergonharia de ser contra esse trabalho dos órgãos que cuidam da vida das pessoas. O coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, disse, por sua vez, que o órgão tem buscado ficar ainda mais próximo da sociedade, ouvindo suas demandas e atuando junto às instituições do poder público e da sociedade.
A abertura da Semana do Trânsito contou com apresentações do Coral Sinal Verde, integrado por servidores do Detran sob a regência do maestro Davi Silvino, e da peça de teatro “Passeio de Carro”, dirigido por Hiroldo Serra, da Comédia Cearense. O evento proporcionou o encontro entre o Detran-CE com autoridades municipais de trânsito, organizações privadas e demais instituições da sociedade civil com o propósito de promover e fortalecer a consciência e a segurança viária e, consequentemente, a redução dos acidentes de trânsito.
Este ano o tema da Semana Nacional de Trânsito, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. As atividades previstas na programação da Semana foram iniciadas no último domingo (18/09) e seguem até o próximo domingo (25/09).
O tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores).
Com informações da Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-CE e do Denatran
Foto: Carlos Félix/Assessoria de Imprensa do Detran-CE