Os gestores do Ministério Público do Estado do Ceará estão sendo capacitados em gerenciamento de projetos pela equipe da FALCONI Consultores de Resultado, que está auxiliando a Procuradoria-Geral de Justiça na modernização da gestão. Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores estão recebendo o treinamento este mês de setembro e ao final estarão aptos a conduzir todo o processo de planejamento e execução de projetos essenciais ao MPCE. Outro objetivo dessa frente é a implementação do Escritório de Projetos para gerir a carteira de projetos prioritários da Instituição.
O Escritório de Projetos será um setor dentro do MPCE que terá como missão manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da instituição e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos. A equipe do escritório vai auxiliar os gestores e equipes que estão sendo capacitadas, conduzindo, planejando, organizando, controlando e finalizando as atividades dos projetos da melhor forma possível.
O promotor de Justiça Iran Sírio, da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, explica que muito foi feito no MPCE para que o Planejamento Estratégico fosse executado, porém não foi recepcionado por toda a Instituição. “Não se abraçou a causa. Por isso hoje queremos fazer diferente, no sentido de profissionalizar a todos do Ministério Público, de maneira que ao término do trabalho desenvolvido pela Consultoria, possamos andar com as próprias pernas, com o Escritório de Projetos gerenciando cada projeto. Assim vamos conseguir tirar do papel aquilo que a gente escreveu, e que os nossos anseios, reflexos dos anseios sociais, possam ser concretizados”, afirma.
“A PGJ pela primeira vez se preocupa em profissionalizar as ações desenvolvidas pelos membros e servidores. Temos trabalhado de uma forma muito amadora e com o Escritório de Projetos será possível instrumentalizar, operacionalizar os projetos, de maneira a propiciar a sociedade um serviço eficiente e de qualidade, contribuindo de forma efetiva para a transformação social”, explica o promotor Iran Sírio.
A capacitação está sendo feita pelo consultor José Flausino, com 15 anos de experiência. “A Falconi tem como premissa que os nossos clientes sejam autossuficientes em gestão, o conhecimento tem que ficar na instituição”, destaca. As capacitações são para alinhamento de toda metodologia para gerenciar projetos. Hoje o MPCE tem uma carteira de aproximadamente 50 projetos estratégico das áreas meio e fim. “O objetivo é estabelecer uma metodologia adequada para que as coisas realmente aconteçam e que a Instituição consiga executar os projetos”, explica.
Um dos servidores capacitados, Lucas Ribeiro Brito concluiu o treinamento com a certeza de que o momento é de inovação. “É a primeira vez que participo de uma capacitação em gerenciamento de projetos e certamente vai servir para desenvolver a administração. É um novo momento no Ministério Público e estou certo que a Instituição vai crescer dentro da sua missão institucional”, afirmou o servidor do CAOCRIM.
A promotora de Justiça Jacqueline Faustino, coordenadora do CAOMACE, elogiou a iniciativa da PGJ. “Entre o ‘querer fazer’ e o ‘fazer’ existe o ‘como’. Embora isto seja lógico e de fácil percepção, na prática, percebemos uma grande dificuldade em efetivar este ‘como’. Neste sentido, esta capacitação vem ao encontro dos Centros de Apoio exatamente para isto: nos fornecer elementos que possam facilitar o nosso fazer, tornando-os mais eficientes seja no apoio aos órgãos de execução, seja na nossa relação com a comunidade”, afirma.