MPCE terá setor para apoiar planejamento e garantir implementação de projetos


Curso de gestão da FALCONI ASSESSORIA para servidores do MPCEOs gestores do Ministério Público do Estado do Ceará estão sendo capacitados em gerenciamento de projetos pela equipe da FALCONI Consultores de Resultado, que está auxiliando a Procuradoria-Geral de Justiça na modernização da gestão. Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores estão recebendo o treinamento este mês de setembro e ao final estarão aptos a conduzir todo o processo de planejamento e execução de projetos essenciais ao MPCE. Outro objetivo dessa frente é a implementação do Escritório de Projetos para gerir a carteira de projetos prioritários da Instituição.

O Escritório de Projetos será um setor dentro do MPCE que terá como missão manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da instituição e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos. A equipe do escritório vai auxiliar os gestores e equipes que estão sendo capacitadas, conduzindo, planejando, organizando, controlando e finalizando as atividades dos projetos da melhor forma possível.

O promotor de Justiça Iran Sírio, da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, explica que muito foi feito no MPCE para que o Planejamento Estratégico fosse executado, porém não foi recepcionado por toda a Instituição. “Não se abraçou a causa. Por isso hoje queremos fazer diferente, no sentido de profissionalizar a todos do Ministério Público, de maneira que ao término do trabalho desenvolvido pela Consultoria, possamos andar com as próprias pernas, com o Escritório de Projetos gerenciando cada projeto. Assim vamos conseguir tirar do papel aquilo que a gente escreveu, e que os nossos anseios, reflexos dos anseios sociais, possam ser concretizados”, afirma.

“A PGJ pela primeira vez se preocupa em profissionalizar as ações desenvolvidas pelos membros e servidores. Temos trabalhado de uma forma muito amadora e com o Escritório de Projetos será possível instrumentalizar, operacionalizar os projetos, de maneira a propiciar a sociedade um serviço eficiente e de qualidade, contribuindo de forma efetiva para a transformação social”, explica o promotor Iran Sírio.

A capacitação está sendo feita pelo consultor José Flausino, com 15 anos de experiência. “A Falconi tem como premissa que os nossos clientes sejam autossuficientes em gestão, o conhecimento tem que ficar na instituição”, destaca. As capacitações são para alinhamento de toda metodologia para gerenciar projetos. Hoje o MPCE tem uma carteira de aproximadamente 50 projetos estratégico das áreas meio e fim. “O objetivo é estabelecer uma metodologia adequada para que as coisas realmente aconteçam e que a Instituição consiga executar os projetos”, explica.

Um dos servidores capacitados, Lucas Ribeiro Brito concluiu o treinamento com a certeza de que o momento é de inovação. “É a primeira vez que participo de uma capacitação em gerenciamento de projetos e certamente vai servir para desenvolver a administração. É um novo momento no Ministério Público e estou certo que a Instituição vai crescer dentro da sua missão institucional”, afirmou o servidor do CAOCRIM.

A promotora de Justiça Jacqueline Faustino, coordenadora do CAOMACE, elogiou a iniciativa da PGJ. “Entre o ‘querer fazer’ e o ‘fazer’ existe o ‘como’. Embora isto seja lógico e de fácil percepção, na prática, percebemos uma grande dificuldade em efetivar este ‘como’. Neste sentido, esta capacitação vem ao encontro dos Centros de Apoio exatamente para isto: nos fornecer elementos que possam facilitar o nosso fazer, tornando-os mais eficientes seja no apoio aos órgãos de execução, seja na nossa relação com a comunidade”, afirma.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br