Os moradores do bairro mais antigo de Fortaleza contarão novamente com um espaço dedicado à resolução de conflitos e promoção da cultura de paz. Nesta quarta-feira (19/10), às 9h, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará a reinauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da Barra do Ceará, que localiza-se à Av. Senador Robert Kennedy, 920.
“Por meio da mediação comunitária, motivamos o diálogo, tendente ao apaziguamento dos ânimos, buscando sempre evitar que as divergências se avolumem e que sejam formalizadas perante o Poder Judiciário, além de aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade, como protagonistas na construção de ferramentas de pacificação social”, explica a coordenadora do Programa dos Núcleos de Mediação, a promotora de Justiça Iertes Gondim.
Segundo ela, o evento demarca um importante momento para o Programa e será marcante para toda a comunidade. “Será um momento de renascimento e fortalecimento dos vínculos para promover a convivência e interação entre os mediadores e a comunidade. E para a festa ser maior ainda, contaremos com a participação e experiência da mesma equipe de mediação que já atuava anteriormente, e que pretende contagiar outros moradores para se unirem a essa missão pacificadora. Mesmo com o intervalo nas atividades, o grupo permaneceu unido e atuante”, comemora a Promotora de Justiça.
A reinauguração será marcada também pela sintonia com a campanha de prevenção ao Câncer de Mama com a distribuição de folhetos informativos, laços de fita e decoração na cor rosa. Além da comunidade, foram convidados para o evento procuradores e promotores de Justiça que apoiam a causa da Mediação ao longo da história, assim como representantes das instituições públicas e da sociedade civil que atuam no entorno.
Além da unidade na Barra do Ceará, o MPCE possui mais 10 Núcleos, sendo seis deles em Fortaleza nos bairros Antônio Bezerra, Bom Jardim, Messejana, Jurema, Parangaba, Pirambu e nas cidades de Caucaia, Pacatuba, Maracanaú e Sobral.
Sobre a Mediação Comunitária
A mediação é uma das técnicas de administração de conflitos que busca, de modo informal, a pacificação social, propiciando o fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como o desenvolvimento de uma cultura de paz. O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária já existe há 17 anos, e conta com cerca de 120 mediadores voluntários. Para atuar no programa, eles participam de uma capacitação com cerca de 40h teóricas e 60h de práticas oferecida pelo MPCE para aprimorar técnicas de diálogo e resolução de conflitos.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode procurar um Núcleo de Mediação, solicitar o serviço de um mediador para atuar na facilitação do diálogo, de modo a possibilitar a criação de novas alternativas que levem a uma solução consensual e mutuamente satisfatória, tendo a clareza que o acordo não é o principal objetivo da Mediação. Pois a mediação comunitária também promove uma maior responsabilidade e participação da comunidade na solução dos seus conflitos, abrindo novos caminhos para emancipação e uma positiva transformação sociocultural.
Conflitos de natureza familiar, vizinhança, questões trabalhistas, reconhecimento de paternidade, cobrança de dívidas, difamação, injúria, calúnia, ameaça, apropriação indébita, são alguns dos tipos de conflitos que podem ser atendidos nos Núcleos de Mediação Comunitária.
O quê: Reinauguração do Núcleo de Mediação da Barra do Ceará
Quando: Dia 19 de outubro (quarta-feira), das 9h às 11h
Onde: Av. Senador Robert Kennedy, 920, Barra do Ceará, Fortaleza
Mais informações: (85) 3231-1792