O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) Hugo Porto, foi convidado a participar, na tarde do dia 21, do seminário “Fortaleza: Cidade Acessível”, realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) de Fortaleza. Além de ouvir a explanação da titular da Seinf, Manuela Nogueira, Hugo Porto expôs suas considerações sobre a acessibilidade em novos equipamentos.
O representante do Ministério Público do Estado do Ceará pontuou sua preocupação com a acessibilidade ao longo do corredor turístico desde o Mercado Central até o Mercado dos Peixes, com a implantação de faixas de pedestres elevadas que permitam a passagem de uma calçada a outra no mesmo nível. Ele também teceu considerações sobre o trabalho do MPCE voltado à defesa do idoso e da pessoa com deficiência.
Hugo Porto também foi convidado a participar, na tarde desta sexta-feira (23), de uma fiscalização procedida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Fortaleza no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu.
A iniciativa, que se intitula “Fortaleza – Cidade Acessível”, busca promover melhorias no tocante a projetos e obras de acessibilidade desenvolvidos pela Prefeitura. As ações de urbanização e de requalificação de diversos pontos da Capital vêm recebendo atenção voltada à inclusão, como rampas de acesso e travessias, banheiros adaptados, pisos táteis e assentos especiais para pessoas idosas e obesas, seguindo as diretrizes propostas pela legislação brasileira.
O coordenador Municipal de Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno, destacou a dimensão e o cuidado que a gestão tem dispensado à mobilidade e acessibilidade. As intervenções vêm contemplando segmentos diversos, como equipamentos de educação, unidades básicas de saúde, ações voltadas à mobilidade urbana e ao transporte, além de obras em espaços públicos. As intervenções na Rua José Avelino, que abrangem a Avenida Alberto Nepomuceno, contemplam a requalificação da região com a implantação de cinco faixas para a travessia de pedestres, sendo três delas em nível, rampas de acesso, alargamento de calçadas, pisos táteis e nova iluminação.
O novo Terminal de Messejana, cuja entrega está prevista para o segundo semestre deste ano, contará com novas travessias e espaços de circulação e conveniência, além de banheiros acessíveis e adaptados. A secretária da Seinf, Manuela Nogueira, considerou a importância da participação da população diante das ações da Prefeitura para discutir adequações. Na oportunidade, foram apresentados três projetos pilotos voltados às obras na Aguanambi, no Terminal de Messejana e na José Avelino.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza.
Foto: Kiko Silva.