Dia Internacional do Idoso será celebrado com Seminário abordando mediação de conflitos familiares


Dia-Internacional-do-Idoso-siteO Ministério Público Estadual promoverá, na manhã do dia 2 de outubro, o Seminário “Ministério Público, Sociedade e Família: mediar para proteger”, abordando temas relacionados à mediação de conflitos familiares, superendividamento e exploração financeira da pessoa idosa.

Durante o evento, que iniciará às 8h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), além dos temas referidos, será apresentado o Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência que atuará junto às Promotorias de Justiça da Capital. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Ao final, o evento ainda contará com o lançamento do livro “Velhice no De Senectute de Marco Túlio Cícero”, de autoria do Promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível (Tutela Coletiva do Idoso). Confira aqui a programação completa do Seminário.

O seminário homenageia o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, e é promovido pelo CAOCIDADANIA, Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

Curso de formação de mediadores em conflitos familiares envolvendo idosos e pessoas com deficiência

O MPCE promoverá curso, entre os dias 2 a 11 de outubro, e com carga horária de 75 horas-aula, visando capacitar voluntários para atuação como mediadores de conflitos familiares no Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência, criado através do Provimento 013/2017.

O curso abordará temas relacionados a etapas e técnicas de mediação e conciliação, Estatuto do Idoso e Lei Brasileira de Inclusão, e será realizado pela ESMP, em parceria com a Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público, Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Centro de Apoio Operacional (CAOCIDADANIA).

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) pretende oferecer o mesmo curso em outros municípios cearenses, fomentado a mediação no interior do Ceará como meio alternativo para resolução de conflitos.

As inscrições para o curso serão realizadas de forma presencial, no horário de 8h às 14h, na Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Defesa (Rua Assunção, 1360, José Bonifácio) ou na sede do CAOCIDADANIA (Av. Antônio Sales, 1740, Dionísio Torres). Contatos pelos telefones (85) 3252-6352 ou (85) 3252-4808.

Confira aqui a programação completa do curso.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br