Curso sobre mediação de conflitos envolvendo idosos e pessoas com deficiência encerra módulos teóricos


encerramento-curso-medicao-idoso-pcd

O Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores do Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência encerrou, na última segunda-feira (16/10), os módulos teóricos que compõem uma carga horária total de 40 horas. As aulas tiveram início no dia 2 de outubro e aconteceram na Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

Na próxima fase, os momentos de aprendizagem prática acontecerão nos Núcleos de Mediação Comunitária e nas Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e somarão 35 horas de vivências em técnicas de mediação.

Cerca de 40 mediadores voluntários estão sendo capacitados pra atuar no novo Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência, instituído pelo Provimento 013/2017. Além de módulos sobre mediação e conciliação, as aulas abordaram tópicos específicos sobre o Estatuto do Idoso e a Lei Brasileira de Inclusão, dentre outros temas relacionados a atuação interdisciplinar.

Participaram do curso, como facilitadores, os promotores de Justiça Hugo Porto, Eneas Romero, Edna Lopes e Magda Kate Lima; as assessoras técnicas Patrícia Palhano e Jucileide Cronemberger; a psicóloga Patrícia Paz e as assistentes sociais Margareth Araújo e Rejane Sales.

A capacitação é oferecida gratuitamente pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária, por intermédio da Secretaria-Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br