MPCE promove debate e apresenta avanços para inclusão de pessoas com deficiência


07.12.17.Pessoa.DeficienciaA inclusão da pessoa com deficiência na escola e na comunidade foi tema de um intenso debate que aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) no dia 7 de dezembro durante o evento “Ministério Público, Estado, Sociedade e Família: mediar e incluir” que aconteceu em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo anterior (03/12).

Segundo o promotor de Justiça Hugo Porto, “encontro foi um sucesso, atingimos os objetivos propostos e promovemos uma excelente troca de experiências para buscarmos, juntos, soluções para os equipamentos daqui. Além disso, apresentamos as ações realizadas no Ministério Público no quesito acessibilidade. Acredito que saímos fortalecidos para o ano seguinte”, disse.

A PGJ realizou, em 2017, diversas adequações, como adaptações físicas nos novos prédios (plataformas elevatórias, além de rampas e banheiros acessíveis), no website e intranet (codificação que simplifica a leitura do site pelos programas de leitores de tela, ampliação de fonte para deficientes visuais e alto contraste para facilitar a visualização de cores), a assinatura de termo de Cooperação com a Central de Intérprete de Libras, que permite a presença de intérprete de libras nos eventos, biblioteca com livros em braille, dentre outras ações.

Ao final, aconteceu a entrega dos certificados aos voluntários que concluíram o Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores do Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) através do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br