A Campanha “Vidas Preservadas: o MP e a sociedade pela prevenção do suicídio”, criada em 2018 pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), foi foco de uma ação de marketing promovida pela Agência Delantero e o Fortaleza Esporte Clube. Na manhã desta sexta-feira (31/05), os muros da sede do clube amanheceram pichados com frases de protesto como “acabou a paz”, “desisto” e “não aguento mais”, mesmo após o time ter conquistado três títulos nos últimos seis meses.
A ação realizada pelo time cearense tem o objetivo de demonstrar que, mesmo com uma aparente felicidade, pessoas podem estar sofrendo em silêncio. Após causarem estranhamento em quem passou pelo Pici, as frases de protesto pichadas nos muros do clube serão substituídas, posteriormente, por mensagens de apoio à prevenção ao suicídio.
Para o coordenador do Caopij, promotor de Justiça Hugo Mendonça, a ação chama atenção para um assunto relevante e que merece ter o apoio da sociedade. “Esse tipo de ação tem um impacto muito grande e positivo. Com uma ação como essa, o Fortaleza Futebol Clube cumpre o importante papel de contribuir para a conscientização acerca da grave epidemia que vivemos quando o assunto é suicídio”, enfatiza.
Marcel Pinheiro, sócio-diretor da Delantero e diretor de marketing do Fortaleza, ressalta a parceria com o MPCE e destaca que mais ações serão realizadas para combater o mal que já é a quarta maior causa de morte entre brasileiros de 15 a 29 anos. “É o início de uma série de ações que o MPCE e o clube vão desenvolver juntos para combater esse mal silencioso, que às vezes se esconde até por trás de uma grande euforia. Às vezes, onde parece estar tudo bem é onde há maior sofrimento”, comenta.
A cidade de Fortaleza ocupa o 2º lugar como capital onde ocorrem mais suicídios. No Ceará, são pelo menos 600 casos notificados por ano. Já no Brasil, pelo menos 12 mil pessoas por ano tiram a própria vida. O país está entre os 10 países com maior número de suicídios.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Apesar de ainda ser considerado um tabu, falar sobre o tema ajuda na prevenção de novos casos. Diante disso, as mídias e redes sociais são ferramentas importantes que podem auxiliar na valorização da vida. Para saber mais sobre a campanha ou saber onde buscar apoio, acesse www.mpce.mp.br/caopij/projetos/vidas-preservadas.