MPCE promove sessão de cinema e debate sobre questões raciais


29.07.19.Cinecidadania.siteO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoveu na manhã do último sábado (27/07), uma sessão de cinema com a exibição do filme Pantera Negra, seguida de um debate, no Shopping RioMar Fortaleza. Aberto à sociedade em geral, o evento contou com a presença de membros e servidores do MPCE. O momento contou com a colaboração do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Ceará (Sinsempece) e das Universidades.

Segundo o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, o evento foi bastante positivo, visto que trouxe discussões pertinentes. “Nosso objetivo maior é que o CineCidadania seja um instrumento de transformação social e que contribua para a superação do racismo, ajudando a tornar nossa sociedade mais justa”, explica Hugo Porto, reforçando que o evento “visa aproximar o Ministério Público da sociedade, dos movimentos sociais, dos acadêmicos e do poder público”. Ele informa ainda que um evento sobre a valorização da cultura indígena também deve acontecer em breve.

Para o servidor e delegado do Sinsempece, Lindemberg Menezes, foi uma grande satisfação fazer parte do primeiro CineCidadania, “Foi uma experiência muito rica de troca através do debate, além de proporcionar para alguns estudantes a primeira oportunidade de ir a uma sala de cinema.”

A mestra e doutora em Educação e coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses da UFC (Nace), Sandra Petit, foi convidada pelo MPCE para conduzir o debate e provocar uma reflexão acerca de temas como racismo, preconceito e participação social dos negros. “Considero importantíssimo o debate sobre o filme, já que o cinema é uma linguagem bastante efetiva e tem grande repercussão entre o público mais jovem”, frisa Sandra. A convidada destacou ainda o engajamento do público durante as discussões. “O público foi bem diversificado, com a presença de estudantes, professores, público em geral e membros do MPCE”, finaliza.

Segundo a diretora da ESMP, promotora de Justiça Flávia Unneberg, o evento foi plural, pois reuniu segmentos importantes para discutir questões raciais. “Foi um momento muito proveitoso porque conseguiu reunir pessoas que são importantes para este debate, como alunos da rede pública, integrantes da Academia de Segurança Pública [Aesp], da Seduc, procuradores e promotores de Justiça, enfim, foi um debate rico que deixou um gostinho de quero mais”, disse a diretora. Ela destacou a presença do coronel Juarez Gomes Nunes, coordenador da Rede de Escolas do Governo e diretor-geral da Aesp.

Sobre o CineCidadania

O CineCidadania é uma das ações do projeto “Igualdade Racial – projeto para um Ceará sem racismo”, criado com o objetivo de levantar questões étnicas de negros, indígenas, quilombolas, ciganos, umbandistas e candomblecistas. Desde março, informações acerca destes povos estão sendo publicadas nas redes sociais do MPCE para garantir uma maior conscientização.

A ação antecede um evento que promoverá seminário e grupos de trabalho voltados para três temas: superação do racismo, leis do ensino e fraude em cotas. O intuito, no final, é escolher um projeto para ser posto em prática pelo MPCE e pela sociedade em geral. O encontro será realizado no mês de setembro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br