MP do Ceará debate integração e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu


O Ministério Público do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, reuniu nessa quarta-feira (30/07), em Iguatu, representantes de órgãos e entidades públicas para debater o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da comarca. A reunião, promovida pelo Promotor de Justiça Alexandre Pascoal Konstantinou, com apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), teve como objetivo principal promover o fortalecimento e a integração da rede de proteção integral à criança e ao adolescente no município.

Representando o Caopij, estiveram presentes a assistente social Adriana Pinheiro e a psicóloga Nimara Lourenço. Também participaram do encontro profissionais da atenção básica de saúde, da rede de atenção psicossocial, agentes comunitários, equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), representantes do acolhimento institucional, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, além de outros órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos do público em questão.

Durante o encontro, foram discutidas pautas como a necessidade de capacitação contínua da rede, a importância de reuniões periódicas entre os atores do Sistema de Garantia de Direitos, a elaboração de fluxos de encaminhamento para casos de violação de direitos e o fortalecimento do diálogo e integração entre os órgãos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br