Faça Aqui a sua busca

MPCE consegue na Justiça que Governo do Estado realize em Sobral cirurgia cardíaca em idosa do município de Uruoca 

Após ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Justiça Estadual determinou, no dia 30 de outubro, que o Governo do Estado do Ceará encaminhasse, no prazo de 48 horas, paciente de 76 anos que precisava com urgência de cirurgia cardiovascular. A idosa M.F.G., moradora do município de Uruoca, foi transferida para o Hospital do Coração de Sobral. A ação foi ingressada pelo promotor de Justiça Guilherme Carvalho Bessa, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Uruoca. 

A Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Provisória Antecipada teve como fundamento o direito individual e indisponível da paciente de ter sua saúde garantida a partir da realização da cirurgia. Assim, o pedido do Ministério Público foi para que M.F.G. fosse transferida para um centro de referência em cirurgia cardiovascular, em caráter de urgência, conforme indicação de laudo médico. De acordo com o documento, a paciente é diagnosticada com “estenose aórtica importante”. No dia 18 de outubro, a idosa aguardava regulação de leito. 

Ante às circunstâncias, a Promotoria de Justiça de Uruoca requereu junto à Vara Única da Comarca de Uruoca a realização da cirurgia em hospital particular, com despesas custeadas pelo Governo do Estado, ou em hospital público de referência, sob pena de multa caso a determinação judicial não fosse cumprida. Após o pedido do MP Estadual, a idosa foi transferida para o Hospital do Coração de Sobral. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br