Sheila Pitombeira é indicada pelo MPCE para concorrer à vaga no CNMP


posse sheilaA procuradora de Justiça Sheila Cavalcante Pitombeira, que recebeu 44 votos na eleição realizada no dia 10 de março, foi a indicada pelo procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, a concorrer à vaga para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Pelo processo eleitoral, Sheila Pitombeira vai concorrer com outros candidatos indicados pelos demais Ministérios Públicos estaduais para compor uma lista tríplice a ser votada pelos membros do Conselho Nacional do Colégio de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). Após votação do CNPG, a lista tríplice será sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e segue para a Presidência da República para a indicação de um nome.

Sheila Pitombeira iniciou carreira no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em 1984, atuando inicialmente nos municípios de Pereiro, Massapê e Aracati, por onde passou quase dez anos. Em Fortaleza, atuou por mais dez anos nas Promotorias de Justiça de Execução Penal, Cível e de Meio Ambiente. Foi coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE) e também Secretária Geral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Foi promovida a procuradora de Justiça em maio de 2005.

“O CNMP é um órgão vigilante sobre a atuação dos MPs. Quando mais vivência se tem na carreira, melhor para atuar no Conselho”, destaca Sheila Pitombeira. Na visão da procuradora de Justiça, para o MPCE, ter um representante no Conselho Nacional é importante e fortalece as questões da região Nordeste, que tem bastante singularidade em relação às demais regiões. “Um colegiado deve ter um olhar diferenciado, posturas e pensamentos diferentes. Isso é o que faz a riqueza das instituições”, reforça Sheila Pitombeira.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br