Futuros mediadores comunitários de Pacatuba e Maracanaú concluem capacitação teórica


Curso Mediadores Maracanaú

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (PNMC), encerrou, nesta sexta-feira (24/03), os módulos teóricos do Curso de Formação de Mediadores para atuarem nos Núcleos de Mediação dos Municípios de Pacatuba e Maracanaú. Os 30 participantes que concluíram a etapa teórica deverão, a partir de agora, cumprir carga horária de 60 horas práticas em um destes Núcleos de Mediação num prazo de até 180 dias. Na etapa prática, eles serão acompanhados pelos supervisores e mediadores mais experientes de cada Núcleo e, uma vez concluído o curso, os futuros mediadores assinarão o termo de voluntariado e poderão começar a atuar.

Quem não vê a hora de praticar é Francilene da Silva Santiago. Autônoma, ela conta que não pensou duas vezes quando soube da realização do curso e se inscreveu imediatamente. Ela, que vivia em Curitiba e voltou a morar em Pacatuba recentemente, conheceu a Mediação quando a mãe tentou resolver um conflito com um parente. Apesar de a questão não ter sido solucionada, ela diz que a maneira como a mãe dela foi tratada, como a situação foi conduzida, mostrou que, muitas vezes, a discórdia nasce da falta de diálogo. “Vi que a Mediação é uma oportunidade de resolver conflitos que ocorrem somente pela falta de comunicação”, explica.

DSC_0848Francilene revela que levou os ensinamentos do curso para o seu cotidiano, para melhorar a comunicação até mesmo dentro de casa. “No começo do curso, é falado sobre a importância do amor, de como dialogar, de como saber conversar com as pessoas. Levei esses ensinamentos para o meu dia a dia. Em casa mesmo, eu agora procuro medir mais as palavras antes de falar. Saber como falar, a maneira de falar, evita muito conflito. Fui aprendendo que isso poderia fazer parte do meu dia a dia e, no curso, eu percebi como posso ajudar outras pessoas a também melhorarem a sua comunicação, o diálogo entre elas, trazendo mais paz”, declara. O curso despertou em Francilene a vontade de ir além: os planos agora são fazer faculdade de Assistência Social.

A assessora técnica do PNMC do MPCE, Patrícia Palhano, afirma que o sentimento de Francilene é bastante comum entre os participantes dos cursos, que são incentivados a melhorar a forma como se comunicam no dia a dia. “Costumo dizer que aos participantes dos cursos que eles não podem atuar como mediadores em um Núcleo de Mediação, para ajudar as pessoas a se comunicarem, através da técnica da Mediação, se primeiro não se conhecerem, não se avaliarem, não melhorarem a forma de se comunicar, seja no trabalho ou em casa. Então, o curso é, na verdade, o início de uma transformação pessoal. Ele acaba se tornando um aprendizado para a vida. Mesmo que quem conclui a capacitação acabe não atuando como mediador comunitário em um Núcleos de Mediação, já vai melhorar suas relações, seja dentro de casa, seja na comunidade, e vão provocar alguma transformação, vão plantar a semente da Mediação onde quer que eles estejam”, analisa.

IMG_8799Realizado na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Maracanaú (SISMA), as aulas teóricas tiveram carga total de 60 horas. A abertura ocorreu no dia 7 de março, com a presença do gerente de Projetos do PNMC, promotor de Justiça Saulo Moreira Neto, com aula inaugural ministrada pela psicóloga e especialista em Mediação pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Silvana Castelo Branco. No dia seguinte, a coordenadora e a coordenadora adjunta do PNMC, promotoras de Justiça Iertes Pinheiro e Ana Cláudia Uchoa, apresentaram o Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE fazendo a contextualização dele e da função institucional do Ministério Público, além de abordarem o papel do voluntário, de acordo com a Lei do Voluntariado.

Na parte teórica do curso, os participantes conheceram princípios, etapas, técnicas e instrumentais usados no procedimento de Mediação, além de terem a oportunidade de praticar o que aprenderam em mediações simuladas. Sob a responsabilidade das assessoras técnicas do PNMC do MPCE, Jucileide Cronemberger e Patrícia Palhano, as aulas abordaram temas como “Pessoas, Relacionamentos, Comunicação e Comunidades”, “Conceito de Mediação e Historicidade”, “Teoria do Conflito”, “Métodos de Resolução de Conflitos” e “Mediador e Ética”.

Fotos: Edimar Soares e Joaquim Albuquerque/MPCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br