ESMP lança novas edições da Revista Acadêmica e da coleção Cadernos do MPCE


18.05.18.Lançamento.RevistaESMP.sA diretoria da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) lançou, na manhã desta sexta-feira (18), a 14ª edição de sua Revista Acadêmica e a 2ª edição da coleção “Cadernos do Ministério Público”. Para a publicação deste volume da Revista Acadêmica, foram selecionados 14 artigos dentre 28 contribuições de autores nacionais e estrangeiros (da Argentina, de Cuba, da Etiópia, do Peru e da Ucrânia). A coleção “Cadernos do Ministério Público” conta com cinco melhores trabalhos de conclusão do 3º Curso de Adaptação à Carreira e Preparação ao Vitaliciamento, do qual participaram os promotores de Justiça que ingressaram na Carreira do Ministério Público do Estado do Ceará no ano de 2015.

Na oportunidade, houve homenagens aos integrantes do Conselho Editorial e do Corpo de Pareceristas, bem como todos que compõem a diretoria e equipe técnica da ESMP. O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, parabenizou o trabalho desempenhado pelo diretor-geral da ESMP, Manuel Pinheiro, e de sua equipe pelos resultados alcançados e não tratou a ida do diretor da ESMP para atuar na coordenação de políticas criminais do Ministério Público. “Vamos enfrentando os grandes desafios dentro das nossas limitações, porque cada um faz de tudo um pouco”, disse.

Dentre todas as atividades da gestão de Manuel Pinheiro, Rios citou uma que deixou um legado positivo com a abertura dos cursos da ESMP aos servidores. “Esta é uma construção nossa. Não podemos trabalhar sem ferramentas para o combate à macrocriminalidade como um sumário de teses para alterar o Código Penal e o Código de Processo Penal”, destacou, ao acrescentar que onde Manuel Pinheiro ele fará o melhor que puder, por abraçar o desafio com compromisso.

Rios também agradeceu a dedicação acadêmica do promotor de Justiça Eneas Romero como editor-chefe da Revista. Além disso, ele desejou boas vindas à promotora de Justiça Flávia Soares como futura diretora-geral da ESMP. “Que Deus abençoe, porque estamos sempre em processo de aprimoramento. Flávia é aguerrida e tudo o que faz é com amor. Nossa geração tem uma grande responsabilidade: ou mudamos tudo ou vamos perecer. É hora de darmos uma guinada e é o que já está acontecendo”, refletiu.

O promotor de Justiça e editor-chefe da Revista, Eneas Romero, agradeceu a todos que contribuíram para a concretização da obra. Ele informou que a Revista segue os critérios internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e processo de avaliação por pares (double blind review), processo que preserva a identidade do autor. Romero registrou a substituição de Manuel Pinheiro pela promotora de Justiça Flávia Soares, na diretoria-geral da ESMP, desejando-lhes boa sorte em suas novas empreitadas. “Sem conhecimento produzido e difundido, não poderemos evoluir em diversas áreas”, considerou.

O diretor-geral, Manuel Pinheiro, também agradeceu o apoio do procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, desde o início da primeira gestão, com a finalidade de transformar a ESMP numa instituição de referência na produção de conhecimentos úteis e relevantes. Ele parabenizou e elogiou a futura diretora-geral, Flávia Soares, por sua capacidade de gestão e por seu alto nível de formação científica, bem como todos os servidores da ESMP pelo amor e compromisso em colaborar com a instituição. Pinheiro fez um balanço de sua gestão, destacou as melhorias estruturais e agradeceu pela oportunidade, ao se emocionar por ter plantado a semente para o aprimoramento do arcabouço jurídico em clima de despedida.

O promotor de Justiça Luiz Alexandre Cogan afirmou estar honrado de estar num ambiente acadêmico de alto nível no Ceará. Ele agradeceu o trabalho desempenhado pelo diretor-geral Manuel Pinheiro e declarou que a ESMP é um espaço destinado ao aperfeiçoamento do conhecimento, assim como o foro para a troca de ideias institucionais. “Através da Revista e do Caderno acadêmico é que podemos expandir o nosso conhecimento para todo o país e para a sociedade”, entende.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br