PGJ assina contrato com Elo Group para planejamento da força de trabalho do MPCE


25.07.18.Assinatura.contrato.Elo.Group.sO procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, assinou contrato com a empresa Elo Group na manhã desta quarta-feira (25/07), para prestação de serviço de consultoria, com o objetivo de elaborar o planejamento da força de trabalho do MPCE, alinhado ao planejamento estratégico da instituição. Davi Monteiro, diretor-executivo da empresa, representou a Elo Group na reunião. Ele estava acompanhado de outros colaboradores da companhia.

Ao lado do PGJ, estavam os promotores de Justiça, Haley Carvalho, secretário-geral; João de Deus, assessor de Desenvolvimento Institucional; Régio Vasconcelos, coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência; Lucas Azevedo, presidente da Associação Cearense do Ministério Público; do presidente do Sindicado dos Servidores do MPCE, Tony Távora, e de gestores da área meio.

Serviço contratado

25.07.18.Assinatura.contrato.Elo.Group..sEntre as atribuições da Elo Group nesse projeto estão a revisão da cadeia de valores do MPCE, com a indicação dos rumos e princípios que a instituição deve perseguir pra obter os objetivos estratégicos; o redesenho da estrutura organizacional para atender a cadeia de valores; e o dimensionamento da força de trabalho, de acordo com os serviços prestados à sociedade.

O trabalho deve iniciar na próxima semana e vai ser executado pela equipe da Elo Group por meio de reuniões presenciais com os diversos setores e instâncias do MPCE, além da análise de fluxos, procedimentos, e organogramas existentes. Entre as medidas que podem ser adotadas após a consultoria vale destacar a alocação de pessoal através de critério técnico; remuneração variável com eficiência e produtividade, para incentivar a meritocracia; e também a indicação de novos modelos de trabalho, como o home office.

Segundo o procurador-geral de Justiça, desde 2016 notou-se a necessidade de um estudo técnico que avaliasse a relação entre a força de trabalho necessária e o serviço a ser prestado pelo MPCE. “Essa parceria com a Elo Group vem preencher essa lacuna. A gente precisa ser mais eficiente e tratar com zelo as demandas da sociedade, para garantir os direitos de todos os cidadãos e cidadãs cearenses”, disse Plácido Rios.

O diretor executivo da Elo Group informou que a empresa adquiriu muita expertise no trabalho com outras instituições públicas, como TCU, Tribunais de Justiça, Governo do Estado do Ceará, entre outros órgãos. “Atualmente não há um tema mais relevante do que entregar melhor os serviços à sociedade. Nesta consultoria iremos construir soluções conjuntamente, promovendo uma nova cultura organizacional, alinhada aos objetivos traçados pela instituição”, concluiu Davi Monteiro.

Ana Sudário, secretária de Recursos Humanos do MPCE, parabenizou a iniciativa e espera que sejam elaboradas ferramentas efetivas para avaliação de pedido de pessoal, de acordo com indicadores como quantidade de movimentações processuais por promotoria e outros, a serem definidos ao longo das atividades da consultoria. Outra medida esperada é a definição de demandas de servidores para os próximos cinco anos, o que servirá de premissa para os concursos futuros o redesenho de uma estrutura organizacional mais amoldada às exigências sociais impostas ao MPCE. “É mais do que necessário termos instrumentos para tornar o processos, como o de lotação de servidores, transparente, justo e saudável para todos e para a instituição”, disse.

O presidente da Associação Cearense do Ministério Público, promotor de Justiça Lucas Azevedo, confirmou que a Administração pode contar com a colaboração a ACMP nessa nova empreitada. Apoio também da parte do Sindicato dos Servidores do MPCE, representado na reunião pelo presidente Tony Távora, que elogiou a iniciativa do PGJ em implementar ações que modernizem o MPCE.

Elo Group*

A ELO Group é uma empresa brasileira que busca apoiar seus clientes nas transformações organizacionais necessárias para superar os seus desafios de gestão, através de um time comprometido e competente em combinar diferentes metodologias, da concepção à execução. Atualmente, a companhia conta com 250 consultores e acumula uma carteira de 200 clientes e 1.600 projetos executados, em doze países. Foi fundada em 2007 e hoje tem escritório no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Vitória.

No setor público, desenvolveu projetos em 80 órgãos de várias instâncias, como ministérios da União, governos estaduais, prefeituras, e tribunais do Sistema de Justiça. Ainda acumula experiências em parceria com o BID, BIRD, Unesco e PNUD.

* Com informações do site da Elo Group

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br