Comitê Gestor aprova projeto pela educação e cidadania contra a corrupção


22.03.2019 - Comitê gestorOs integrantes do Comitê Gestor de Projetos Estratégicos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) aprovou, na manhã desta sexta-feira (22), o projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, defendido pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), Élder Ximenes. De acordo com o promotor de Justiça, a ideia é que o projeto se torne um trabalho preventivo de caráter permanente, alcançando a juventude cearense. Inicialmente, ele pretende atingir, pelo menos, 10% das escolas com os alunos das turmas de 4º ano.

Em sinergia com o Projeto TCEduc, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Élder Ximenes afirmou que, nos anos seguintes, o projeto deverá buscar mais parceiros para ampliação até garantir a permanência em todas as escolas públicas e privadas. “Teremos um trabalho didático com conteúdos relativos à ética no dia a dia, à participação social e à prevenção da corrupção. Nossa sociedade ainda é muito leniente contra a prática da corrupção. Esperamos que o trabalho continuado ajude a prevenir pequenos atos de corrupção, a fim de evitarmos um mal maior no futuro das novas gerações”, ressaltou.

Conhecido por sua militância em prol das causas sociais, logo após a apresentação do projeto perante o Comitê Gestor, Élder Ximenes concedeu entrevista enquanto participava de um protesto na Praça Portugal, em Fortaleza, contra a reforma da previdência. Para ele, sempre é necessário ouvir a voz das ruas, na companhia de outros colegas, defensores públicos e de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na próxima semana, o projeto será divulgado para as Promotorias de Justiça do interior do estado, quando serão iniciadas as visitas aos municípios de Assaré e Tauá, respectivamente, nos dias 23 e 25. “Vamos nos reunir com diretores e professores de escolas, secretários de Educação e promotores de Justiça para a demonstração do projeto e do material”, enfatizou.

Segundo afirmou a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Vera Ferraz, a relevância do projeto é destacada em virtude da “magnífica ressonância” encontrada ao se trabalhar uma geração na idade da pré-adolescência concentrada no ambiente escolar. “Este projeto planta uma semente que germinará, cem por cento, no pré-adolescente disposto a absorver conhecimentos, obtendo na fonte as condições de desenvolver a tônica da ética contra a corrupção”, acredita a procuradora.

Encontros Regionais 2019

Outra pauta apresentada, desta vez pela coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão da PGJ Ticiana Sampaio, considerou os resultados e encaminhamentos relativos ao Encontro Regional 2019, ocorrido em Juazeiro do Norte nos dias 14 e 15. O encontro reuniu gestores públicos, estudantes, membros e servidores do MPCE e representantes da sociedade civil no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

Neste aspecto, Vera Ferraz declarou que o Ministério Público trilha um caminho dentro da realidade atual ao aproximar-se das comunidades interioranas, principalmente as mais vulneráveis, em busca de fazer valer a justiça social por meio dos projetos estratégicos de alto interesse social. “Ticiana Sampaio expôs o resultado dos trabalhos de Juazeiro do Norte. A repercussão do público foi mais do que a esperada. O terceiro setor participou ativamente e as pessoas ficaram satisfeitas com o trabalho proativo de todos os envolvidos”, elogiou.

Prêmio CNMP

Durante a reunião do Comitê também foi exposto o resumo dos quatro projetos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que estão concorrendo ao “Prêmio CNMP”, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que busca reconhecer experiências bem-sucedidas do MP brasileiro. Desta vez, foram inscritos os seguintes projetos: Vidas Preservadas, Data Center, Relatórios de Inteligência Automatizados e o Fundo de Reaparelhamento e Modernização.

As melhores iniciativas serão escolhidas por uma comissão julgadora e divulgados durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, prevista para o dia 22 de agosto, em Brasília-DF. Os ganhadores receberão troféu e certificado, sendo que os projetos premiados serão publicados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Além de Élder Ximenes e da ouvidora-geral do MPCE, Vera Ferraz, também participaram da reunião do Comitê Gestor de Projetos Estratégicos do MPCE: os procuradores de Justiça Luiz Eduardo dos Santos e Joísa Maria Bezerra Oliveira Carvalho; o promotor de Justiça e secretário-geral da PGJ, Haley de Carvalho Filho; a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão da PGJ, Ticiana Sampaio; e os técnicos ministeriais Ana Cláudia Martins e Leandro Façanha.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br