MPCE promove palestra no José Walter para prevenção da violência doméstica


12.06.19.Palestra.NUPROM.mediação.sNesta quarta-feira (12/06), o Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) do Ministério Público do Ceará (MPCE), em parceria com o Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), realizou a palestra “Dialogando na Comunidade” no bairro José Walter, em Fortaleza. O evento abordou a prevenção da violência doméstica para os mediadores voluntários e os moradores do bairro.

A Lei Maria da Penha foi um dos pontos abordados na palestra e, logo após, foram esclarecidas dúvidas dos participantes. A promotora de Justiça e coordenadora do Nuprom, Lucy Antoneli, pontua os benefícios dessa palestra para os presentes. “Para os mediadores, é um treinamento para melhor acolhimento, além de direcionar para um atendimento adequado. Para a comunidade, é um trabalho de prevenção e de conscientização de homens e mulheres sobre as consequências pessoais e sociais da violência doméstica, na busca, também, da criação de uma cultura de masculinidade saudável e sem violência”, disse.

Dialogando na Comunidade

A promotora de Justiça Lucy Antoneli informa que a ideia das palestras surgiu a partir de um treinamento feito no dia 8 de maio com os mediadores e supervisores dos Núcleos de Mediação, realizado para que eles compreendessem melhor os casos que envolvem situações de violência doméstica, com o objetivo de aprimorar o atendimento realizado nas mediações comunitárias. “Hoje, aconteceu a primeira palestra deste projeto, fruto do ‘Dialogando nas Empresas’, que leva o tema ‘Prevenção Contra a Violência Doméstica’ para as comunidades onde existem os núcleos”, explica.

De acordo com a assessora técnica da Promumec, Jucileide Cronemberger, o evento no José Walter abriu um ciclo de palestras que acontecerão nos Núcleos de Mediação Comunitária no decorrer de 2019. “Cada núcleo articulará em sua comunidade um encontro a ser desenvolvido com o Nuprom. Eles serão realizados, em sua maioria, dentro de outras instituições com o objetivo de sensibilizar o público externo”, afirma. O próximo evento será feito pelo Núcleo de Mediação do bairro Antônio Bezerra, no dia 27 de junho, na Igreja Restaurando Vidas.

Confira o cronograma das palestras confirmadas:

27/06, 19h30 – Igreja Intern. Restaurando Vidas Rua João Bezerra, 12 – Conj. Metropolitano, Caucaia

28/06, 14h –  Igreja Evangélica Monte Sinai Av. Presid. Castelo Branco, 2672 – Pirambu, Fortaleza

29/06, 9h – Paróquia São Fco. das Chagas Rua 73, Nº. 1121 – Conj.Carlos Jereissati II, Pacatuba

13/07, 8h – Paróquia Santo Antônio Rua Taquari, 2231 – Granja Portugal, Fortaleza

8/8, 9h – Auditório -FATENE Rua Cel. Correia, 1119 – Centro, Fortaleza

14/8, 9h – Lar Fabiano de Cristo Av. Dom Almeida Lustosa,4395– Jurema, Caucaia

16/8, 14h – Sindicato Serv Municipais -SISMA Rua 10 n° 124 Conj. Jereissati I, Maracanaú

28/8, 14h – Instituto de Mulheres em Ação Rua Boa Vista, 1208- João XXIII, Fortaleza

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br