MPCE e Seduc reúnem-se sobre atividades escolares durante a pandemia


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), participou, na manhã desta sexta-feira (15/05), de reunião para acompanhar as medidas adotadas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) para oferecer as atividades escolares na rede pública de ensino à distância, durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Na oportunidade, o MPCE esteve representado pela coordenadora do Caopije, procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, pelo coordenador auxiliar do Centro de Apoio, promotor de Justiça Flávio Corte e pelo titular da 13ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotor de Justiça com atuação na área de educação José Aurélio Silva.

Foram solicitadas à Seduc informações sobre como as escolas da rede pública de ensino estão desenvolvendo e aplicando as atividades domiciliares e uma apresentação dos meios utilizados para disponibilizar conteúdo aos estudantes. Em resposta, a Secretaria destacou que as atividades escolares serão entregues pessoalmente aos alunos, e que o contato com o corpo discente está sendo realizado à distância, com a realização de aulas por meio de plataformas virtuais e pela TV Ceará.

Durante a reunião, a Seduc apresentou, ainda, dados estatísticos do alcance da conectividade dos alunos da rede estadual. Ao final, foi realizado um diálogo com o objetivo de discutir, com os representantes de segmentos educacionais, como será o retorno às aulas presenciais. A procuradora de Justiça Elizabeth Almeida destaca a importância do diálogo firmado entre as instituições para garantir a educação dos estudantes. “Foi uma reunião muito positiva. A Seduc demonstra um sério compromisso com a educação, inclusive, pautando suas decisões e diretrizes após debate com as instituições”, salienta.

Além dos membros do MPCE, também participaram da reunião a secretária da Educação do Ceará, Eliana Nunes Estrela; o secretário-executivo do Ensino Médio e da Educação da Seduc, Rogers Mendes; e representantes da Seduc, do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), da Defensoria Pública do Estado do Ceará, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br