MPCE participará do 3º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste


Com vistas à continuidade das discussões em torno das questões relativas às populações negras, acontecerá no Ceará, de forma virtual, o 3º Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) do Nordeste, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021. O evento, que tem como tema a Agenda 2040: desafios e avanços para políticas públicas e de ações afirmativas no Nordeste na sequência de Durban, contará com apoio e participação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). No dia 29 de outubro, às 19 horas, o promotor de Justiça Élder Ximenes FIlho, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP), participará de mesa de debates que tem como tema Ações Afirmativas e Bancas de Heteroidentificação: Avaliar para avançar. 

A finalidade do 3º Copene Nordeste é promover o encontro de pesquisadores, estudantes, intelectuais, comunidades acadêmicas, agentes políticos governamentais e não governamentais, lideranças dos movimentos sociais negros, para refletir sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste. Além disso, as discussões buscam avaliar os desafios e avanços de tais políticas para a população negra na região e fomentar iniciativas para elaborar uma agenda, que tem como espaço temporal o ano de 2040, calendário proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e outros agentes financiadores de pesquisa. 

Ademais, o evento objetiva identificar as principais mudanças ocorridas na vida da população negra a partir da implementação de políticas de ações afirmativas. Isso será discutido por meio de conferências, mesas de debates, oficinas, simpósios temáticos, relatos de experiências afro-pedagógicas, atividades político-culturais, lançamento de livros, relatos de experiências afro-pedagógicas, feira virtual de empreendedorismo e fórum de professores africanos. O congresso é realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). 

Mais informações no endereço eletrônico do Congresso: https://bit.ly/2Vu5YiU.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br