Membros, servidores e agentes de segurança participam de capacitação sobre estresse e confronto armado no cenário de violência urbana


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoveu uma capacitação na manhã desta segunda-feira (20/09) sobre “Estresse e confronto armado no cenário de violência urbana”. O curso aconteceu de forma híbrida no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça no bairro Cambeba com transmissão através da plataforma Microsoft Teams. A iniciativa teve o objetivo de orientar membros, servidores e policiais militares lotados na Casa Militar e no Batalhão de Choque (BPChoque) sobre o comportamento adequado em situação de estresse e confronto armado.

A capacitação contou com palestra do oficial da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Irlan Calaça dos Santos, que possui extensa formação na área operacional e apreço pelo estudo do treinamento policial. A mediação foi feita pelo coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) do MPCE, promotor de Justiça Nelson Gesteira. O evento é realizado pelo Nusit, pela Assistência Militar do MPCE (ASMIL) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), e a capacitação será disponibilizada na página do Ceaf.

Ao longo da palestra, Irlan Calaça dos Santos apresentou um panorama sobre a violência urbana e abordou a neurociência aplicada ao combate, o estresse e a performance urbana, o custo do estresse e possíveis saídas. Ele expôs dados e estudos científicos referentes às reações biológicas e psicológicas do ser humano no momento da ação e reação, bem como explanou sobre o mecanismo de estresse e a resposta biopsicológica. Outros assuntos debatidos foram: perspectivas de decisão, equilíbrio fisiológico, mobilização de energia para superar desafios, reação de emergência, treinamento para velocidade e eficiência da reação, comparação entre a reação de susto e reação treinada, bem como necessidade de criação de mentalidade de segurança pessoal e institucional.

O palestrante tratou ainda sobre síndrome da adaptação geral, combate real e como o estresse vai além do combate. Ele focou no caráter psicológico da reação humana e nos padrões comportamentais, indicando, como saída, a perspectiva de treinamento, acompanhamento e tratamento para aumento da eficiência e sobrevivência em cenários de violência.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br