Portaria do Cine Diogo que se abrigava no segundo edifício levantado na cidade, localizado na rua Barão do Rio Branco. O cinema foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1940 exibindo o filme Balaika. O Cine Diogo se diferenciava dos seus antecessores Cine Moderno e Majestic pela estrutura e serviços que oferecia, como salas de espera em mármore Carcará, cortinas que se abriam ao som de gongos e o serviço de recepção.
Ponce de Leon, primeiro Rei Momo do carnaval fortalezense. Funcionário da Alfândega, ligado ao Clube Iracema, ele teve como rainha a memorável escritora cearense, Rachel de Queiroz. Foto de 1935.
Maracatu Az de Ouro em 1950. O maracatu chegou ao carnaval de rua fortalezense por volta de 1937através do convite feito pelo rei-momo Ponce de Leon ao compositor e carnavalesco Raimundo Alves Feitoza, o Raimundo Boca-Aberta, fundador do Maracatu Az de Ouro.
A imagem registra a Vila Morena, construída de taipa na década de 1920 por José Magalhães Porto, na Praia do Peixe, considerada a primeira residência a ter piscina em Fortaleza. Foi cedida na época da Segunda Guerra Mundial aos americanos que aqui instalaram duas bases aéreas. Em 1948, a Vila Morena teve seu nome mudado para Estoril. Hoje funciona no Estoril a sede da Secretaria de Turismo de Fortaleza.
Família em visita ao Parque da Liberdade (Cidade da Criança) no Centro de Fortaleza. O parque foi inaugurado no dia 13 de maio de 1890, resultado da urbanização da Lagoa do Garrote. Passou a ser chamado por Cidade da Criança em 1937, quando ali se instalou uma escola com o mesmo nome. Foto de 1920.
Antena da TV Ceará instalada no bairro Estância, hoje, bairro Dionísio Torres, em meio a um coqueiral. Foi inaugurada em 1960 como a primeira emissora de TV do Ceará. Hoje no local funciona a Holding do grupo Edson Queiroz.
Na Avenida João Pessoa, era sediada a Ceará Rádio Clube, também conhecida como PRE9, fundada pelos irmãos Dummar no dia 30 de maio de 1934. Foi a pioneira da radiodifusão do Ceará. Lá surgiram grandes nomes da música como Lauro Maia, José Jatahy, Gilberto Milfont, Euclides Silva, entre outros.
Dia de Regata de Jangadas, na foto atividade cultural da capital em homenagem ao Jangadeiro Dragão do Mar. Foto da década de 1950.
Os trens chegaram à Fortaleza em agosto de 1873. Figura importante nesse processo foi o coronel Francisco Emanuel Alves, Chico Manuel, que construiu no quintal da sua casa, a beira dos trilhos, extensos degraus para que os passageiros pudessem subir. Em agradecimento, o povo batizou a parada de Chico Manuel.
Em 14 de julho de 1917 foi inaugurado o primeiro Cine Teatro da cidade de Fortaleza, o Cine Majestic. Foi instalado num prédio imponente na Rua Major Facundo, também na praça do Ferreira. Sua estrutura contava com uma sala de exibição toda em ferro, como o Theatro José de Alencar. Em 1968, após a primeira ocorrência, um segundo incêndio fechou as portas do Majestic.
A fachada do Cine São Luiz na noite de sua inauguração, em 26 de março de 1958, estampava o título do filme Anastácia, estrelado por Ingrid Bergman e Yui Brynner. A inauguração aconteceu com a presença de personalidades como o governador em exercício Flávio Portela Marcílio e pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha.
Foto do Abrigo Central, ou Abrigo 3 de Setembro, seu nome oficial, na Praça do Ferreira, onde estavam pontos de ônibus de Fortaleza. Dentro: cafés, sorveterias, casas de jornais e revistas, selos, discos, engraxates, etc. Talvez, o primeiro shopping de Fortaleza. Foi uma concessão da Prefeitura de Fortaleza para Edson Queiroz que o construiu com direito a explorar por 10 anos. Foto de 1956.
A Imagem mostra a Matriz de São José, inaugurada no dia 2 de abril de 1854, sucessora do primeiro templo católico no local. Em 1938, a estrutura foi demolida e deu lugar a Igreja da Sé, hoje presente na cidade e inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978.
A imagem registra uma ponte sobre o Rio Cocó na estrada que liga Fortaleza à Messejana, entre 1920 e 1950, cercada por carnaubais. Hoje, é a BR que corta a entrada da cidade.
Na Praça do Ferreira, ficavam na década de 1950, os pontos dos ónibus das principais linhas da cidade e esse era o aspecto das paradas, onde se formavam as filas de espera dos ônibus. Esta era a parada da linha “Justiniano de Serpa via Santa Tereza, n17”, em cuja placa vem a propaganda do leite Karnak, tão em voga na década de 1950.
Na imagem é possível ver os ônibus elétricos implantados na cidade em 1967 pelo então prefeito Murilo Borges. O registro é do dia da inauguração na Praça do Carmo na data de 25 de fevereiro. O sistema compreendia uma rede bi filar de 26.753 metros ligados por 767 postes, tenso o primeiro deles sido fincado em 12 de setembro de 1965.