Como se prevenir contra o COVID-19?
![]() Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e descartá-lo no lixo após o uso; |
![]() |
![]() |
![]() Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; |
![]() |
![]() |
![]() Ficar em casa enquanto estiver doente; |
![]() |
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa enquanto estiver doente;
- Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
** O Ministério da Saúde explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
Quais serão os hospitais de referência?
A Rede Estadual de Saúde está preparada e organizada para receber os casos. A população deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, caso tenha os sintomas da doença. Cabe ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos considerados graves.
Os hospitais de referência no Ceará para o tratamento de casos graves são:
a) Hospital São José de Doenças Infecciosas (Fortaleza)
b) Hospital Regional Norte (Sobral)
c) Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim)
d) Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte)
Canais de comunicação para o cidadão (COVID-19)
(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h)
Internação ou isolamento domiciliar?
O isolamento familiar é uma conduta prevista pelo Ministério da Saúde e que pode ser indicada pelo médico, a depender da condição clínica do paciente. A internação é indicada para pacientes com febre e sintomas respiratórios graves. Devem permanecer em casa pessoas com sintomas leves e que já tenham se consultado com um médico.
Nessa condição, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, contatos com secreção do paciente e higienização constante das mãos e do ambiente.
É recomendado o uso de máscaras de proteção?
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável, não precisa se preocupar. Mas todos devem, sempre, fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser diários para prevenir qualquer tipo de doença.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará