O Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com instituições públicas, empresas e entidades do terceiro setor, criou o movimento Mãos que Protegem, uma série de atividades informativas, formativas e de atendimento ao público que visa conscientizar a população a respeito das diferentes formas de violência e como contribuir no acolhimento às vítimas.
A proposta do Movimento é envolver cidadãos e organizações numa grande mobilização social de enfrentamento à violência no Ceará. Afinal de contas, todos nós podemos ser vítimas em algum momento, mas também podemos contribuir para uma cultura de paz e pelo fim da impunidade, acionando as instituições competentes e denunciando os autores. Vamos nessa?
Durante o mês de Maio, em alusão à campanha Maio Laranja, que visa a conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, o Ministério Público do Ceará está realizando e participando de várias atividades para mobilizar a sociedade e o poder público em defesa dos direitos de todos os cidadãos e contra a violência em suas mais variadas formas.
Para dar assistência e apoio integral às pessoas em situação de violência, o Ministério Público do Ceará conta com o Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (NUAVV), órgão que presta atendimento psicossocial e jurídico, e ainda realiza encaminhamentos para os programas governamentais de proteção a vítimas e testemunhas, quando necessário.
Compete ao NUAVV: