MPCE e Instituto Alana firmam convênio  para combater irregularidades no transporte escolar


sensibilizarteO Ministério Público do Estado do Ceará, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e o Projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, assinam na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, às 9 horas, um Termo de Cooperação que visa promover a defesa dos direitos da criança. Entre as ações do acordo está prevista a distribuição de materiais de apoio para auxiliar na fiscalização do transporte escolar, além da exibição do documentário “O Começo da Vida”, neste sábado (06/08), aos operadores do sistema de Justiça do Ceará.

A iniciativa de incluir na pauta a questão do transporte escolar surgiu da constatação de que quando o serviço é prestado de maneira irregular e precária resulta em sérias e recorrentes violações aos direitos das crianças. “O transporte escolar é assegurado no artigo 208 da Constituição Federal e tem um papel fundamental na garantia ao acesso à educação”, aponta Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana.

O Projeto Prioridade Absoluta também encaminhará denúncia ao MPCE tratando das condições precárias do transporte escolar no estado, serviço que apresenta déficit no fornecimento, veículos mal conservados e irregularidades relacionadas aos condutores, segundo análise do Instituto Alana. Uma situação que tem levado à ocorrência de graves acidentes, colocando em risco a integridade, a saúde e até mesmo a vida de crianças.

O coordenador do CAOPIJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, explica que o relatório a ser apresentado pelo Projeto Prioridade Absoluta será analisado pelo Centro de Apoio, podendo servir como roteiro de atuação, auxiliando o trabalho das promotorias de Justiça do interior na efetivação do direito das crianças a um transporte escolar de qualidade.

SENSIBILIZAR-TE

Além da assinatura do Termo de Cooperação sobre transporte escolar, a parceria entre MPCE e Instituto Alana incluirá a exibição do documentário “O Começo da Vida” gratuitamente para promotores e procuradores de Justiça, servidores do MPCE, juízes e delegados que atuam na causa da infância e juventude.

A exibição do filme é parte do projeto SENSIBILIZAR-TE, desenvolvido pelo CAOPIJ com o objetivo de sensibilizar os integrantes do Sistema de Justiça para as ações e reflexões atinentes a seara infantojuvenil. A primeira ação do projeto acontecerá neste sábado dia 6 de agosto, às 10h30, no Cinépolis RioMar.

O filme “O começo da vida”, dirigido por Estela Renner, é subintitulado como “Um filme sobre o recomeço da humanidade” e traz uma análise aprofundada e um retrato sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O documentário também alerta para uma crítica social sobre um possível colapso humano que estaríamos vivendo, a ponto de ser necessário um recomeço.

O INSTITUTO

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br