MPCE e SEDUC iniciam curso de Formação em Mediação de Conflitos e Círculos de Paz


Célula de Mediação SocialO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realizaram, nesta segunda-feira (13/02), a abertura do curso de Formação em Mediação de Conflitos e Círculos de Paz. A capacitação ocorre até a próxima sexta-feira (17/02), sempre das 8h às 17h30, no Hotel Recanto Uirapuru, em Fortaleza.

Desenvolvido por intermédio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da Seduc, o curso é direcionado aos técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) que atuam nesta área e dá continuidade ao processo de formação de multiplicadores de práticas pacíficas nas escolas da rede pública cearense. Além deles, participam da formação os promotores de Justiça Elizabeth Almeida, titular da 16ª Promotoria de Justiça Cível e coordenadora auxiliar do CAOPIJ; Antônio Forte, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Ipueiras; Maria Alice Diógenes, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel; Milvânia de Paula Britto Santiago, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús; e Valeska Catunda Bastos, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapajé.

O curso tem o objetivo de formar pessoas para difundir a metodologia de diálogo e escuta ativa na resolução e enfrentamento dos conflitos, orientando as escolas a fazerem os encaminhamentos necessários nos casos de desentendimento. A Mediação Escolar é uma forma alternativa de resolução de conflitos na comunidade escolar, seja entre alunos, entre professor e aluno ou ainda conflitos que envolvam professores e/ou alunos e os seus pais. Antes dos conflitos se transformarem em algo maior com a necessidade da atuação da Justiça ou do Ministério Público, a mediação tenta solucioná-los.

O coordenador do CAOPIJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, participou da abertura do curso e ressaltou, na ocasião, a importância da disseminação do conhecimento sobre formas alternativas de conflito. “Incentivar a formação de pessoas sensíveis a esse tipo de atuação é extremamente importante para que o Ministério Público do Estado do Ceará possa contribuir, cada vez mais, como agente de transformação social ao fomentar uma cultura de paz na sociedade”, pontua.

O MPCE foi um dos principais responsáveis pela concepção do projeto que resultou na criação da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz pela Seduc, lançada em outubro de 2016. A iniciativa visa contribuir com o fomento de ações voltadas para prevenção da violência dentro do espaço escolar, criando um ambiente pedagógico seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento intelectual, humano e social. Neste sentido, incentivará a criação dos núcleos de mediação como ferramenta pedagógica para minimizar os impactos dos conflitos nas escolas.

De acordo com Hugo Mendonça, a formação surgiu, inclusive, a partir do projeto de Mediação Escolar do MPCE, criado em 2016 para fazer surgir as células de mediação e, em seguida, capacitar os membros. De acordo com ele, após a capacitação, o próximo passo será dado pela Célula de Mediação que implantará o método nas escolas estaduais. A Célula também fortalecerá as ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”, que abrange programas, projetos e atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

A solenidade de abertura do curso contou também com a presença da secretária-adjunta da Seduc, Marcia Campos, da coordenadora de articulação de Políticas Sociais da Vice-Governadoria do Estado, Cristiane Holanda.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Seduc

Foto: Assessoria de Comunicação da Seduc

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br