Faça Aqui a sua busca

MPCE denuncia vereador de Itarema por corrupção

novalogompceO Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da Comarca de Itarema Mayara Menezes Muniz, apresentou, nesta quinta-feira (31), uma denúncia contra o vereador do município de Itarema Irades Vasconcelos Cordeiro e o gerente de uma empresa que prestava serviço de transporte escolar no município, Antônio Emídio de Azevedo Neto. Segundo as investigações, em meados do mês de maio de 2015, o então vereador Irades Cordeiro procurou o gerente da empresa Líder Prestações de Serviços, solicitando vantagem ilícita, a fim de não realizar denúncias contra a empresa ao Ministério Público.

A referida empresa é investigada por envolvimento em esquema milionário de fraude a licitações de transporte escolar naquele município. A filmagem dos atos criminosos foi “vazada” em redes sociais no mês de agosto de 2015, após a deflagração da “Operação Carroça” que investigava o envolvimento da empresa Líder em esquema de fraudes a licitações, momento em que chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual.

Conforme informou a promotora de Justiça, se a denúncia for aceita, o vereador Irades Cordeiro responderá pelo crime de corrupção passiva (artigo 317, do Código Penal) e o acusado Antônio Emídio de Azevedo Neto, pelo crime de corrupção ativa (artigo 333, do Código Penal), ambos previstos com penas de reclusão de dois a 12 anos e multa.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br