Faça Aqui a sua busca

MPCE orienta conselheiros tutelares sobre participação de jovens em programa social

Reunião Primeiro PassoO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, realizou nesta quinta-feira (28) um encontro com a Coordenadoria de Promoção do Trabalho e Renda da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e com conselheiros tutelares para orientar estes profissionais no encaminhamento de jovens em situação de vulnerabilidade e de risco social para o programa Primeiro Passo, do governo federal. No Ceará, o projeto é articulado pela STDS através da Célula de Educação Social e Profissional.

Na ocasião foi decidido que a Coordenadoria de Promoção do Trabalho e Renda enviará mensalmente ao MPCE relatório com a estatística de demandas enviadas pelos Conselhos Tutelares indicando o número de procedimentos atendidos e encaminhará informações sobre as principais dificuldades dos Conselhos para que o MPCE expeça recomendações que ampliem o atendimento das demandas. Além disso, a Coordenadoria enviará ao órgão ministerial informações sobre a redução de vagas para estagiários e aprendizes nas empresas e cada Conselho Tutelar, ao requisitar uma vaga para o programa Primeiro Passo, encaminhará relatório de visita para justificar a prioridade da vaga para o adolescente em questão. Por priorizar jovens em situação de risco social, o Conselho Tutelar é instituição apta a assistir aos garotos cujos problemas foram detectados pelos conselheiros.

O programa Primeiro Passo é destinado a jovens entre 16 e 29 que estão situação de vulnerabilidade social. Para participar do programa o jovem deve estar cursando o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino e a renda familiar não pode ultrapassar meio salário-mínimo por pessoa. O projeto tem cinco linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário, Estágio Remunerado, Jovem Bolsista e Empreendedor Juvenil. O Jovem Aprendiz deve cursar a terceira série do ensino médio, o Jovem Estagiário deve ser estudante da 1ª e 2ª séries do ensino médio, em modalidades de formação técnica e o Jovem Bolsista é destinado a estudantes da 8ª e da 9ª séries do ensino fundamental, do ensino médio regular ou da Educação de Jovens e Adultos. Já o Empreendedor Juvenil deve ser egresso da rede pública, ter mais de 18 anos e deve ter recebido qualificação profissional técnica de 290 horas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br