MPCE flagra abandono do CRAS Serrinha e perigo à saúde dos usuários e vizinhos


piscina crasInspeção realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 6a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, no Centro de Referência da Assistência Social de Fortaleza (CRAS) do bairro Serrinha, flagrou o total abandono do local, com falta de limpeza no terreno e péssimas condições de conservação. Além disso, a piscina do CRAS acumula água parada, sendo potencial risco às vidas e saúde dos usuários e vizinhos. Ofício solicitando providências imediatas, sob pena de responsabilidade, foi enviado ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

O promotor de Justiça Luciano Tonet, titular da 6a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, esteve no local para inspeção rotineira. “O CRAS em questão realiza o acompanhamento de crianças e idosos, ou seja, a piscina naquele estado é um risco em potencial de acidente para as pessoas que transitam no local”, afirma. No documento enviado ao prefeito Roberto Cláudio, o promotor de Justiça ressalta a contradição: “enquanto a Prefeitura de Fortaleza investe em mutirões de combate à dengue e demais doenças relacionadas a este mosquito, a piscina do CRAS Serrinha, que é um equipamento de responsabilidade do município, encontra-se com água parada e suja, caracterizando-se como foco para a proliferação do mesmo”.

O ofício foi acompanhado de foto onde registra-se as condições de abandono do CRAS Serrinha: mato alto, falta de torneiras e portas quebradas, entre outras constatações. O MPCE solicitou providências imediatas, sob pena de responsabilidade. A visita ocorreu na última segunda-feira, dia 2, e outros CRAS serão inspecionados no decorrer do mês de maio.

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br