MPCE visita escolas ocupadas por estudantes em Fortaleza


Reunião do CAOPIJ com alunos e professores da Escola Adalto BezerraO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio das Promotorias de Educação, visitou nesta terça-feira (10) e segunda-feira (9), três escolas estaduais que foram ocupadas por estudantes em Fortaleza para ouvir as demandas dos alunos.

As visitas ocorreram nas escolas Maria Alves Carioca (CAIC), no bairro Bom Jardim; Adauto Bezerra, no bairro de Fátima; e Liceu de Messejana. Durante as visitas, o coordenador do Centro de Apoio, promotor de Justiça Hugo Mendonça; o promotor de Justiça da Educação, Francisco Elnatan de Oliveira; a pedagoga Ana Cláudia Viana; e o estagiário Gabriel Carvalho, ouviram as demandas dos alunos. Entre as principais reivindicações estão a melhoria na estrutura física das escolhas, melhorias na merenda escolar, reabertura dos laboratórios, valorização dos professores e participação dos estudantes na gestão escolar.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça, explica que pretende se reunir com a vice-governadora, Izolda Cela, e com a Secretaria de Educação para viabilizar um canal de diálogo entre a gestão e os alunos e para tomar conhecimento das ações que o Estado vai realizar diante do movimento estudantil. “No que diz respeito ao protagonismo juvenil, percebemos que os alunos estão bem organizados e que suas reivindicações são legítimas. Além disso, o movimento inspira a sensação de exercício da cidadania e representa oportunidade para que a educação se reorganize de forma mais participativa”, acrescenta.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br