Promotora de Justiça é mediadora em debate sobre atuação extrajudicial na defesa da Saúde


Isabel Porto participa de congresso de gestão do MPA promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Isabel Pôrto, foi moderadora de um debate com o tema “Aprimoramento e Valorização da Atuação Extrajudicial na Defesa da Saúde”, realizada na manhã da última quinta-feira (22), durante o 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. A mesa de discussão contou com a participação dos promotores de Justiça Rodrigo Schoeller (MP-RS), Gilmar de Assis (MP-MG) e Roseli de Almeida (MP-TO) como palestrantes.

Isabel Pôrto participou do evento na qualidade de membro colaborador do Fórum Nacional de Saúde, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP e, além de mediar o debate, dissertou sobre a judicialização da saúde. O evento deste ano tem como tema “Inovar para o cidadão: O desafio de criar experiências que gerem valor” e acontece em Brasília, entre os dias 21 a 23 de setembro, no Hotel Royal Tulip.

Na mesa em destaque, o promotor de Justiça Gilmar de Assis abordou a temática da mediação sanitária, já a promotora Roseli de Almeida tratou do planejamento estratégico proativo para a saúde pública. Rodrigo Schoeller falou sobre a Agenda de Planejamento e de Gestão Sistêmicos, proposta criada para remediar o cenário de crise e induzir políticas públicas efetivas.

Basicamente, a proposta diz que os recursos devem ser otimizados, fomentando ações de planejamento e de gestão sistêmicos. “É preciso estimular o aperfeiçoamento e a convergência dos planejamentos e das gestões desenvolvidos pelos sistemas que atuam em determinada área, como saúde e educação”, falou. O promotor defende que é indispensável harmonizar as relações entre os Poderes, instituições e munícipes para que sejam alcançadas a efetividade e a sustentabilidade das políticas públicas e das instituições.

Além do Congresso, o CNMP ainda promoveu nesta semana, o Fórum Nacional de Gestão (FNG) do Ministério Público. Participam dos eventos de gestão o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, o representante da Administração Superior, promotor de Justiça Iran Sírio; o corregedor-geral do MPCE, procurador de Justiça José Wilson Sales; o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público (NUSIT) e do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público, promotor de Justiça Nelson Gesteira; a coordenadora e o coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CAOCRIM), promotores de Justiça Flávia Unneberg e Marcelo Pires; o coordenador e a coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), promotores de Justiça Hugo Porto e Isabel Pôrto; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CAOMACE), promotora de Justiça Jacqueline Faustino; a coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), promotora de Justiça Elizabeth Almeida.

Além dos membros do MPCE, participam também as secretárias de Recursos Humanos Ana Sudário, e de Finanças, Gladys Furtado, o secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Forte, a coordenadora de Planejamento, Jacqueline Ciríaco e a assessora de imprensa, Moema Soares.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNMP.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br