MPCE participa de abertura de curso para organizações que atuam na área da pessoa com deficiência


Curso de Gestão e SustentabilidadeO coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promotor de Justiça Hugo Porto, participou, nesta quinta-feira (03/11), da abertura do curso “Gestão e Sustentabilidade: Repensando as Organizações da Sociedade Civil das Pessoas com Deficiência”.

Na ocasião, o membro do MPCE falou a respeito da atuação do órgão para garantir os direitos das pessoas com deficiência e da importância de eventos que disseminem estes direitos e levem, consequentemente, à diminuição da chamada barreira atitudinal, que é gerada por atitudes e comportamentos dos indivíduos que dificultam a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, muitas vezes por puro desconhecimento.

Realizado na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, o curso é destinado a representantes de organizações da sociedade civil que atuam na área da pessoa com deficiência. A capacitação será promovida ainda nos municípios de Sobral, no Centro de Educação à Distância (CED), e Crato, na Universidade Regional do Cariri (URCA), nos dias 21 de novembro e 05 de dezembro, respectivamente.

Com carga de 80 horas-aula e duração de 10 dias, o curso, que é presencial, tem o conteúdo dividido em três módulos: “Marco Legal das Políticas Públicas de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência”; “Gestão de Organização da Sociedade Civil”; e  “Gerenciamento e Elaboração de Projetos”. O limite de vagas é de 60 pessoas por turma.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br