MPCE recomenda interdição de prédio de escola em Fortaleza - MPCE

MPCE recomenda interdição de prédio de escola em Fortaleza


novalogompceO Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça de Defesa da Educação Antônio Gilvan de Abreu Melo e José Aurélio da Silva, expediu, no dia 03, uma recomendação ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e ao titular da Secretaria Municipal de Educação, Jaime Cavalcante, a fim de que o prédio onde funciona a Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati seja imediatamente interditado. A escola fica na rua Reino Unido, 115, no bairro Jardim das Oliveiras.

A paralisação das atividades naquela escola deve ocorrer até a efetiva execução das reformas estruturais, elétricas e hidráulicas, bem como a correção de todas as inadequações e patologias para possibilitar a plena condição de segurança, além de adequações voltadas à acessibilidade, projeto de combate a incêndio e medidas contra alagamento.

Os promotores de Justiça estipularam o prazo de 15 dias para o recebimento de resposta sobre o acolhimento ou não da recomendação, bem como o encaminhamento das medidas adotadas. O procedimento toma por base as informações contidas no Relatório Técnico de vistoria de simples constatação oriundo do Núcleo de Apoio Técnico do MPCE, o qual aponta “graves” problemas estruturais naquele prédio.

Segundo os representantes do MPCE, a responsabilidade da administração pública municipal em face dos equipamentos públicos e garantia da segurança que, em caso de acidente, poderá ensejar e responsabilização civil, penal e administrativamente, sem prejuízo de eventual promoção de ação por ato de improbidade administrativa. “Não podemos, de sã consciência, correr o risco de acidente a vitimar alunos, professores, servidores e demais cidadãos que frequentam a unidade de ensino em questão”, observa o texto do documento.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br