O titular da 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar da Comarca de Juazeiro do Norte, promotor de Justiça Igor Pinheiro, proferiu, na última terça-feira (29/11), palestra na Universidade de Lisboa (ULisboa) com o tema “Os custos e riscos da corrupção no Brasil: perspectivas e desafios após a ‘Operação Lava-Jato’.
A palestra fez parte da programação do colóquio “Jovens Investigadores”, promovido pela Faculdade de Direito e pelo Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) da ULisboa com o auxílio do Núcleo de Estudos Luso-brasileiro (NELB) da instituição. Cursando Doutorado na ULisboa, o promotor de Justiça Igor Pinheiro foi um dos nove alunos do Mestrado e do Doutorado da Faculdade que teve o tema de pesquisa selecionado para ser apresentado no evento.
Na ocasião, foram analisadas as 10 Medidas Contra a Corrupção e as mudanças que já se anunciavam na imprensa. Para o Promotor Igor Pinheiro, o evento foi muito importante dos pontos de vista acadêmico e social. “Foi possível demonstrar os pontos positivos e negativos do sistema brasileiro anticorrupção, o que, infelizmente, não foi percebido pelos deputados federais na sessão desta terça-feira, dia 29 de novembro, em que foi voado o Projeto de Lei 4850/2016. Agora, é esperar que o Parlamento caia em si e estanque, enquanto há tempo, esse retrocesso, cujo objetivo de retaliação ao Ministério Público e ao Judiciário ficou claro”, avaliou.