DECON apoia nota de repúdio contra inclusão automática dos consumidores em cadastro positivo

logomarca do DECONO Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), apoia nota de repúdio da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), divulgada nesta quarta-feira (21), contra a inclusão de dados dos consumidores em cadastro positivo sem a autorização direta do cidadão.

Segundo a Associação, a ação faz parte do pacote de estímulo à economia anunciado pelo ministro Henrique Meirelles. Com isso, os fornecedores terão acesso automático ao histórico de pagamentos dos consumidores, medida que confronta a Lei Federal 12.414/2011 que ordena a necessidade de autorização prévia e expressa do consumidor para adesão ao cadastro positivo.

“A medida em questão, se aprovada, fará sucumbir a autonomia da vontade do consumidor por meio de uma medida provisória, deixando de lado direitos fundamentais, como a privacidade e proteção de dados pessoais”, explica a presidente da Proconsbrasil, Claudia Silvano. Segundo ela, outra medida preocupante e que merece a atenção dos órgãos de defesa do consumidor é a possibilidade de cobrança de preços diferentes para pagamento com cartão de crédito e à vista.

A nota de repúdio também é endossada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

LEIA AQUI A NOTA NA ÍNTEGRA.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará