Atendendo a uma demanda antiga de interiorização das atividades, a Administração Superior levou na tarde desta quinta-feira (23/03), ao município de Iguatu, um ciclo de palestras com os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional que tratam do meio ambiente (CAOMACE) e da infância e juventude (CAOPIJ). As palestras aconteceram no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA) e contaram com a presença de promotores de Justiça das Comarcas de Iguatu, Aiuaba, Icó, Cariús, Saboeiro, Jucás e Orós – localizadas na região Centro-Sul do estado.
Para o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do CAOPIJ, o evento foi importante na medida em que foram apresentados os projetos estratégicos que vêm sendo desenvolvidos pelo Centro de Apoio Operacional. “Destacamos a importância da atuação dos promotores de Justiça no interior e, na oportunidade, entregamos dados sobre os repasses federais voltados à infância e juventude, para que os colegas possam acompanhar a aplicação desses recursos e cobrar das administrações municipais a realização de políticas públicas”, destacou Hugo Mendonça.
O evento contou também com palestra da promotora de Justiça Jacqueline Faustino, coordenadora do CAOMACE, sobre o uso consciente da água, vaquejada e resíduos sólidos. Novos encontros regionais acontecerão ao longo do ano de 2017 com a finalidade de fortalecer o diálogo e o relacionamento com os membros que atuam nas Comarcas distantes da capital, levando os órgãos e serviços da Administração Superior até eles. Além disso, os encontros serão importantes para conhecer a realidade das Promotorias, contribuindo para o fortalecimento do Ministério Público em cada região do estado.
Reunião e visita – Após o evento com os promotores de Justiça, o CAOPIJ participou de reunião com toda a equipe da Secretaria de Ação Social de Iguatu, repassando orientações sobre como melhorar a prestação de serviços à comunidade e destacando a necessidade de articulação com outras secretarias, como Educação e Saúde. “O Ministério Público cumpre seu papel de fiscalizar e cobrar a implementação de serviços, mas também tem instâncias que estão se deslocando para o interior do estado para fazer a orientação dos gestoras públicos, tudo dentro de um movimento coordenado e que conta com a participação dos Promotores locais”, destacou Hugo Mendonça. Além da reunião, o grupo, formado também pela assistente social Adriana Pinheiro Gomes, realizou inspeção em uma entidade de acolhimento de crianças e adolescentes de Iguatu.