O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé, lançou, na última quinta-feira (23/03), campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu em entrevista da promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos ao Programa Jornal da Integração, da Rádio Atitude FM.
“São alarmantes e gravíssimos os casos que a 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé registra diuturnamente, sendo gritante a necessidade de uma campanha como essa para sensibilizar, mobilizar e envolver a população itapajeense como um todo contra esses crimes hediondos”, ressalta a promotora de Justiça.
A 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé obteve o apoio e o engajamento de vários profissionais da rede de atendimento às vítimas de crimes sexuais, que prontamente atenderam e acolheram o convite de participação na campanha. Assim, uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médicos, psicólogos, Conselheiros Tutelares e vários outros, além do delegado de Polícia Civil, Bruno Montenegro, gravarão uma série de reportagens sobre o assunto, discutindo os efeitos do abuso sexual na sanidade física e mental das vítimas, efeitos psicológicos, comportamentais, sociais, jurídicos, dentre muitos outros.
A série de entrevistas com cada profissional irá ao ar semanalmente, todas as quintas-feiras, às 12h30, na Rádio Atitude FM de Itapajé. Além de diversos esclarecimentos relacionados à sua área de atuação específica, cada profissional responderá perguntas da população.
“Um primeiro objetivo da campanha é, além de empoderar as vítimas desses crimes através de muitos esclarecimentos, sensibilizar as famílias a encorajar, acolher e acompanhar as vítimas de violência sexual de forma mais adequada do que a que vem ocorrendo em Itapajé. Além disso, a campanha tem um segundo objetivo a longo prazo, que é gerar uma mudança comportamental na população itapajeense, no que tange à forma como esses casos são tratados, pois percebe-se um grande descaso por parte das famílias. Temos, inclusive, entrado com número significativo de Medidas de Proteção contra várias mães de vítimas porque, para protegerem os companheiros abusadores, elas perseguem e ameaçam as vítimas para tentar calá-las. Um terceiro objetivo é mostrar o caminho para que população de Itapajé saiba onde denunciar os casos”, detalha Valeska Catunda Bastos.
Mês da Mulher
O lançamento da campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes em Itapajé fez parte do trabalho do MPCE no município contra a violência doméstica e sexual durante o mês de março. Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, a promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos realizou, no dia 09 de março, palestra no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre.
Participaram do evento a juíza de Direito titular da 1ª Vara de Itapajé, Juliana Porto, a diretora da Secretaria da 1ª Vara de Itapajé, Leila Anselmo, a primeira-dama do Município Helena Cruz, a secretária municipal de Cultura, Marcisa Brandão e a advogada Thyara Barreto. Na ocasião, foram abordados aspectos da Lei Maria da Penha e a mesa foi aberta para perguntas dos estudantes e da plateia em geral.