MPCE e Prefeitura de Fortaleza promovem ação de limpeza e educação ambiental


24.05.17.Grafite.muroUma parceria entre o Ministério Público do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza resultou no serviço de limpeza e revitalização da calçada do edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), na rua Floriano Peixoto, entre as ruas Joaquim Magalhães e Carlos Gomes. A requalificação envolveu o recolhimento do lixo deixado no local pela população, plantio de mudas e pintura artística do muro realizada pelo artista plástico e grafiteiro Cristiano Pereira, conhecido pelo cognome Nick.

A iniciativa de limpeza e educação ambiental de moradores do entorno do prédio contou com o apoio dos profissionais da Secretaria Regional IV, Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA) e da Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH). A ação primou pelo envolvimento da comunidade vizinha, com o intuito de prevenir doenças transmitidas por insetos e roedores provenientes do acúmulo de lixo urbano.

Segundo o secretário de Administração da PGJ, Aglaio Soares, a iniciativa teve a intenção de dar um fim num ponto histórico de lixo, há muitos anos cultivado por populares. Para tanto, ele entrou em contato com o secretário da Regional IV, Francisco Sales e seus auxiliares. A partir de então, foram definidos planos de ação com base em diversas reuniões com a participação da comunidade residente no entorno do prédio. “Ficou a cargo do MPCE a limpeza da calçada, a pintura do muro e a disponibilidade de materiais para a pintura. A Regional IV ficou responsável pelo recolhimento diário do lixo, bem como pela articulação com o artista e a conscientização da comunidade que será nosso vigia”, ressaltou.

Aglaio Soares frisou que, caso os moradores flagrem alguém cometendo crime ambiental de despejo de lixo ou entulhos no local, eles devem proceder o devido registro, a fim de que a Prefeitura possa adotar as medidas necessárias. Poderão ser autuados veículos utilizados por infratores ou mesmo a pessoa a ser conscientizada. Em termos gerais, a ação visa a saúde coletiva, contra um possível foco de doenças transmitidas por ratos, baratas e escorpiões, além de contribuir para um ambiente sustentável propício ao lazer e à prática de caminhadas.

De acordo com os técnicos da Prefeitura, havendo novo depósito de lixo no local a população pode acionar o número do Disque 156 ou ligar direto para a Regional IV pelo número 3433-2822 e fazer a denúncia.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br